Preparação e resposta

Cooperação internacional

A nível mundial, a UE colabora com intervenientes internacionais sobre questões de segurança sanitária. Enquanto membro da Iniciativa para a Segurança Mundial da Saúde (GHSI), a Comissão Europeia trabalha em estreita colaboração com a OMS e os países do «G7+» (EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Japão e México), num esforço para criar uma estratégia global eficaz e bem organizada de preparação e resposta a potenciais ameaças para a saúde.

Iniciativa para a Segurança Mundial da Saúde

A GHSI foi criada em novembro de 2001, sob a direção do antigo Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais dos Estados Unidos (U.S. Department of Health and Human Services - HHS). Não obstante o facto de apenas quatro países da UE serem membros oficiais da GHSI, a adesão da Comissão Europeia assegura que os resultados dos seus debates são comunicados a todos os países da UE através do seu próprio Comité de Segurança da Saúde.

O Fórum ministerial da GHSI reúne-se anualmente com a participação dos ministros dos países do «G7+» e do Comissário responsável pela Saúde da Comissão Europeia. A Organização Mundial de Saúde participa também na qualidade de consultor técnico.

Resultados obtidos com a GHSI

  • Melhor preparação e resposta contra a varíola
  • Melhor comunicação internacional e gestão dos riscos
  • Ensaios e reforço da capacidade laboratorial
  • Crescente preparação e capacidade de resposta a nível mundial à gripe pandémica
  • Atividades de preparação contra as ameaças químicas e radiológicas

Em conjunto com a Organização Mundial de Saúde, está a desenvolver um roteiro para uma colaboração nos seguintes domínios: