Estratégia de saúde

Grupos de interesses

O público em geral, os grupos de interesses e outras organizações podem contribuir para as atividades da UE no domínio da saúde através das estruturas criadas pela Comissão Europeia. Essas estruturas incentivam a adesão do público e dos profissionais, assegurando um intercâmbio produtivo e dando lugar à definição de políticas com base em dados concretos.

Plataforma para a política de saúde da UE

A Plataforma para a Política de Saúde da UE constitui o principal fórum de comunicação e de cooperação entre os grupos de interesses e outras organizações no domínio da saúde e a Comissão Europeia. Contribui igualmente para melhorar a comunicação entre estas organizações.

Objetivos:

  • Proporcionar um quadro para o diálogo entre a Comissão e os grupos de interesses ou organizações no domínio da saúde
  • Facilitar discussões específicas entre os serviços da Comissão e estes grupos
  • Tornar transparente o diálogo no domínio da política de saúde
  • Aprofundar os conhecimentos e a perícia no domínio da saúde pública
  • Divulgar informações sobre os projetos da DG Saúde e Segurança dos Alimentos (por exemplo os projetos cofinanciados no âmbito do Programa de Saúde)
  • Identificar, partilhar e incentivar a reprodução de boas práticas no domínio da política de saúde
  • Coligir e divulgar os resultados da investigação
  • Fornecer informações sobre outros domínios políticos relacionados com a saúde.

A plataforma está aberta a todos os grupos de interesse e organizações no domínio da saúde legalmente registados na UE e no Registo de Transparência.

Prémio de Saúde da UE

Graças ao Prémio de Saúde da UE, a Comissão Europeia destaca contributos excecionais para os cuidados de saúde ou a política de saúde nas comunidades.

O Prémio de Saúde da UE é subordinado a um tema diferente todos os anos e as boas práticas apresentadas são incluídas na Plataforma para a Política de Saúde da UE para que outros se inspirem e adotem abordagens semelhantes.