Dieta e exercício físico

Apresentação

Para assegurar um bom estado de saúde e o bem-estar geral, cada pessoa necessita de:

  • uma alimentação saudável
  • uma atividade física regular
  • um peso corporal saudável

Os regimes alimentares pouco saudáveis e a sedentariedade podem dar origem a problemas de saúde que representam um enorme peso tanto para os sistemas de saúde como para os orçamentos nacionais.

Pequenas alterações nos hábitos alimentares e uma atividade física regular podem fazer uma grande diferença na sua saúde, diminuindo o risco de desenvolver doenças crónicas. As melhorias do estilo de vida podem também estar diretamente ligadas à melhoria do desempenho escolar das crianças e da produtividade dos trabalhadores.

O que faz a UE?

É fundamental intervir a nível da alimentação e da atividade física para promover a saúde e prevenir a doença. Em certas áreas, só a coordenação a nível da UE permite garantir resultados nesta matéria.

A estratégia em matéria de problemas de saúde ligados à nutrição, ao excesso de peso e à obesidade de 2017:

  • incentiva a criação de parcerias que envolvam grupos ativos nos domínios da alimentação e da atividade física, o setor privado, os governos, a Comissão Europeia e a Organização Mundial de Saúde (OMS)
  • lança uma série de desafios à indústria alimentar, à sociedade civil e aos meios de comunicação social, apelando a esforços generalizados para, entre outros fatores, melhorar a composição dos produtos alimentares, garantir estratégias de marketing e uma rotulagem responsáveis e promover a atividade física
  • estabelece os planos da Comissão para reforçar o acompanhamento e a partilha de informações, em colaboração com a OMS, através de iniciativas como a base de dados sobre política de nutrição ou o inventário internacional de documentos sobre a promoção da atividade física

Iniciativas da UE na matéria

Coordenação

Financiamento e apoio

A Comissão financia várias iniciativas que tratam da questão da alimentação e da atividade física através do seu programa de saúde pública. Além disso, gere projetos-piloto financiados pelo Parlamento Europeu que testam novas práticas.

 
Para descarregar o vídeo, clique no botão direito do rato e escolha guardar em formato AVI (.avi) ou formato Quicktime (.mov)