Logótipo da Comissão Europeia

NEWSLETTER

Nº 146, 5 de Fevereiro de 2015

Saúde na UE

O seu portal para informações fidedignas sobre a saúde pública

Rumo a melhores sistemas de saúde: mais acessíveis, eficazes e resilientes

Maria Iglesia Gomez, Chefe da Unidade Sistemas de Saúde, Comissão Europeia, DG Saúde e Segurança dos Alimentos

Maria Iglesia Gomez, Chefe da Unidade Sistemas de Saúde, Comissão Europeia, DG Saúde e Segurança dos Alimentos

Qual é o bem mais precioso que temos? Algumas pessoas dirão que é o automóvel, a casa ou, nalguns casos, o barco. Mas, tenho a certeza de que se pararmos um bocado para pensar, todos concordarão que a saúde é o bem mais importante: tanto a nossa como a dos nossos entes queridos

É por esse motivo que gastamos tanto dinheiro com a saúde e os governos criaram sistemas bastante complexos para assegurar os melhores cuidados de saúde possíveis. Por sua vez, na DG Saúde estamos empenhados em melhorar continuamente os nossos sistemas de saúde.

Numa comunicação adotada no ano passado, a Comissão propõe [...]

Neste número

Notícias da UE » 
Comunicados de imprensa da UE » 
Novas publicações » 
Ecos da Europa » 
Próximos eventos » 
  Assinatura
  Números anteriores
  Sugerir notícias e eventos
  Recomendar

Veja este número na íntegra  »

Igualmente em destaque

Projectos do programa de saúde pública »

ICARE4EU - Cuidados inovadores para pessoas com múltiplas doenças crónicas na Europa

ACT - Programa de coordenação dos cuidados e implantação da telesaúde

EUCERD - Comité de peritos da UE em matéria de doenças raras

EPF - Fórum Europeu dos Doentes

Prémio de jornalismo no domínio da saúde de - Artigos »

«A Europa, de ambulância»: artigo de Elina Heino, vencedora nacional finlandesa em 2012

 
 

Notícias da UE 

«Está ao nosso alcance» é o lema do Dia Mundial de Luta contra o Cancro, que se comemora a 4 de fevereiro de 2015  »

O Dia Mundial contra o Cancro constitui uma oportunidade para sensibilizar a população para o facto de que muito pode ser feito quer a nível pessoal quer das comunidades e dos governos para lutar contra o cancro. Se trabalharmos todos em conjunto, podemos provar que está ao nosso alcance encontrar soluções.

Dia Mundial de Luta contra o Cancro: como a UE ajuda a lutar contra o cancro  »

O cancro é a segunda causa de morte mais comum na União Europeia, um número que deverá aumentar devido ao envelhecimento da população europeia. A União Europeia é muito ativa em matéria de investigação sobre o cancro, tendo publicado recentemente uma versão atualizada do Código Europeu contra o Cancro.

A UE reitera o seu compromisso de proteger as crianças através de vacinação  »

Em 26 e 27 de janeiro de 2015, na conferência da liga GAVI para a vacinação, o Comissário Neven Mimica falou sobre a ação da UE, nomeadamente sobre o facto de esta ter duplicado o seu apoio financeiro desde o último período de quatro anos, dado que se comprometeu a afetar 200 milhões de euros para o período de 2016-2020.

Relatório conjunto recentemente publicado sobre a resistência antimicrobiana contém, pela primeira vez, dados sobre os seres humanos, os animais e os alimentos  »

Encomendado pela Comissão, o presente relatório conjunto da Agência Europeia de Medicamentos, da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças dá uma visão global sem precedentes da ameaça que a resistência antimicrobiana representa.

Programa alimentar europeu FOOD de sucesso atualmente aplicado em oito países da UE  »

O programa, cofinanciado pela DG SANCO, foi lançado em 2009 para promover hábitos alimentares saudáveis no local de trabalho e incentivar os restaurantes a oferecer refeições mais saudáveis. Apesar de o programa ter chegado ao seu termo, oito Estados-Membros puseram em prática as suas estratégias.

50.º aniversário da legislação europeia relativa ao setor farmacêutico  »

Em 2015 assinala-se o 50.º aniversário da introdução da primeira legislação da UE em matéria de medicamentos para uso humano. A Diretiva 65/65 do Conselho, adotada em 26 de janeiro de 1965, estabeleceu regras claras em matéria de autorização e distribuição de medicamentos, bem como alguns princípios fundamentais que continuam a ser válidos hoje em dia.

Controlo da aplicação pelos aeroportos internacionais dos países afetados pelo ébola dos procedimentos de rastreio dos passageiros à saída  »

Em parceria com a OMS, a Comissão organizou uma visita de controlo no passado mês de novembro aos aeroportos dos países afetados pelo ébola, a fim de verificar a observância efetiva das orientações em matéria de despistagem dos passageiros à saída, a eficácia das medidas e a sua execução.

Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos não existe qualquer risco para a saúde dos consumidores resultante da exposição a bisfenol  »

A reavaliação exaustiva realizada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos da toxicidade e da exposição ao bisfenol A (BPA) conclui que o BPA, aos níveis atuais de exposição, não representa qualquer risco para a saúde dos consumidores de todos os grupos etários (incluindo, fetos, crianças e adolescentes).

A Agência Europeia de Medicamentos lança uma consulta pública sobre as regras em matéria de transparência da base de dados sobre ensaios clínicos  »

A Agência Europeia de Medicamentos está a preparar a base de dados em conformidade com o novo regulamento relativo aos ensaios clínicos. A consulta pública destinada a contribuir para as regras de transparência decorre até 18 de fevereiro de 2015.

Comunicados de imprensa da UE 

Esforços de investigação da UE na linha da frente da luta contra o ébola  »

Em 18 de janeiro, a Comissão anunciou a atribuição de 215 milhões de euros para o financiamento de oito projetos de investigação sobre o ébola. Serão desenvolvidas vacinas e testes de diagnóstico rápido. Um projeto em curso na Guiné acompanha a crise a fim de retirar ensinamentos que possam ajudar-nos a prepararmo-nos melhor para surtos semelhantes no futuro.

Novas publicações 

Ficha informativa sobre o crómio VI nos brinquedos  »

Será que os brinquedos fabricados com crómio VI são seguros para as crianças? Ler o resumo, de fácil compreensão, do parecer recente do Comité Científico dos Riscos para a Saúde e o Ambiente, da Comissão Europeia, sobre o crómio VI nos brinquedos.

Ficha informativa sobre próteses da anca de metal-metal  »

Os implantes de anca podem ajudar a restaurar a mobilidade. Mas, será que existem riscos? Ler o resumo, de fácil compreensão, do parecer do Comité Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados, da Comissão Europeia, sobre a segurança das próteses articulares de metal, com particular destaque para os implantes de anca.

Ecos da Europa 

Nova legislação em vigor desde 1 de janeiro de 2015 tem como objetivo detetar o cancro numa fase mais precoce e salvar mais vidas  [Polónia]  »

Esta legislação (designada «pacote oncológico») visa acelerar o diagnóstico e o tratamento do cancro a fim de dar aos doentes oncológicos as melhores possibilidades de recuperação total. Para mais informações, consultar o sítio do Ministério da Saúde polaco.

Novas «Casas da Saúde» tornam mais acessíveis, nomeadamente em termos de preços, os cuidados de saúde primários  [Itália]  »

A Região do Lácio criou recentemente estas unidades de cuidados de saúde para dar resposta às necessidades das pessoas e ajudar a evitar os custos elevados das idas ao hospital. São ministrados 15 tipos de serviços de saúde habituais nessas unidades, nomeadamente, ecografias, análises ao sangue e radiografias.

Próximos eventos 

Seminário no âmbito do Programa de Saúde da UE sobre as doenças crónicas e o envelhecimento saudável (Haia, Países Baixos, 12-13 de fevereiro de 2015)  »

Serão apresentados os resultados das ações e projetos conjuntos cofinanciados ao abrigo do 2.º Programa de Saúde e oito Estados-Membros terão a oportunidade de divulgar as suas melhores práticas. O seminário é organizado pela Comissão, a Agência de Execução para os Consumidores, a Saúde e a Alimentação e a Agência Executiva do Ministério da Saúde neerlandês.

Conferência no quadro da presidência letã sobre «Estilos de vida saudáveis: alimentação e atividade física para as crianças e os adolescentes nas escolas» (Riga, Letónia, 23 e 24 de  »

Esta conferência, que contou com o apoio do Programa de Saúde Pública da UE, visa avaliar e facilitar a implementação de documentos estratégicos sobre nutrição e atividade física nos países da UE, a fim de reduzir a obesidade infantil e promover estilos de vida saudáveis.

No próximo número

Ambientes saudáveis

Este boletim está disponível em 23 línguas oficiais da UE
http://ec.europa.eu/health/newsletter

Não responda a esta mensagem. As mensagens enviadas para este endereço eletrónico não serão lidas.

Para anular a assinatura do boletim informativo, clique aqui