Logótipo da Comissão Europeia

NEWSLETTER

Nº 137, 2 de Outubro de 2014

Saúde na UE

O seu portal para informações fidedignas sobre a saúde pública

Apesar de grandes progressos na segurança dos doentes, ainda há muito por fazer

Tonio Borg, Comissário Europeu da Saúde

Tonio Borg, Comissário Europeu da Saúde

Entre 8 % e 12 % dos doentes internados nos hospitais são afetados desnecessariamente por problemas relacionados com os cuidados que lhes são prestados durante a sua estadia no hospital. Estima-se que, na UE, cerca de 4,1 milhões de doentes sejam vítimas anualmente de uma infeção associada aos cuidados de saúde, registando-se 37 000 mortes.

Um recente relatório sobre a aplicação da recomendação do Conselho de 2009 sobre a segurança dos doentes, nomeadamente sobre a prevenção e o controlo de infeções associadas aos cuidados de saúde, mostra que a Comissão e os países da UE registaram progressos significa [...]

Neste número

Notícias da UE » 
Comunicados de imprensa da UE » 
Próximos eventos » 
Novas publicações » 
Ecos da Europa » 
  Assinatura
  Números anteriores
  Sugerir notícias e eventos
  Recomendar

Veja este número na íntegra  »

Igualmente em destaque

Projectos do programa de saúde pública »

Ação comum da rede da União Europeia em matéria de segurança dos doentes e de qualidade dos cuidados de saúde

Melhorar a segurança dos doentes nos cuidados em meio hospitalar através da cirurgia ambulatória (DAYSAFE)

Aplicar estratégias integradas para a prevenção e gestão da infeção (IMPLEMENT)

Prémio de jornalismo no domínio da saúde de - Artigos »

«Como um marcador invisível mostra, as casas de banho dos hospitais não tinham sido limpas mesmo depois de uma semana», artigo dos finalistas eslovacos de 2013

«Os doentes com talassemia deviam apresentar queixa contra Chipre com o apoio da Europa», artigo de Sophia Theodosiou, finalista cipriota de 2010

«Hospitais: estarão os doentes em risco de morrer à fome?» por Eva Boburkova — finalista checa de 2011

 
 

Notícias da UE 

A Europa reafirma a sua parceria e solidariedade para com a África Ocidental  »

Os comissários europeus reuniram-se recentemente com os ministros dos países da UE para debater a forma de coordenar a resposta europeia à epidemia de ébola, tendo insistido com estes últimos que prossigam e reforcem o seu apoio e que facilitem o repatriamento de cidadãos europeus.

Definição da doença causada pelo vírus do ébola pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças  »

A definição desta doença pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças classifica os casos a fim de facilitar a comunicação de dados epidemiológicos e de apoiar os países da UE na sua preparação para uma resposta eficaz a situações associadas ao vírus do ébola. Esta definição foi discutida e aprovada pelo Comité de Segurança da Saúde da UE.

Grupo de peritos da Comissão em matéria de luta contra o cancro: primeira reunião em Milão  »

Este novo grupo de peritos, presidido pela Comissão, reúne representantes das autoridades nacionais dos Estados-Membros, grupos de doentes, associações científicas e médicas especializadas em cancro, organizações que trabalham na prevenção do cancro e representantes da indústria.

Forte aumento do rastreio do cancro da mama, do colo do útero e colorretal na UE previsto para o período de 2010 a 2020  »

Na sequência de um relatório sobre a parceria europeia de luta contra o cancro e da recomendação do Conselho de 2003 sobre o rastreio do cancro, a estreita cooperação entre a UE e os Estados-Membros levou a um aumento das taxas de rastreio.

Adoção de um novo plano de ação sobre o alcoolismo dos jovens e o consumo excessivo pontual de álcool  »

O novo plano de ação incide na prevenção dos efeitos nocivos do consumo excessivo de álcool nos jovens (o chamado «binge drinking»). O plano de dois anos (2014-2016) destina-se a ajudar os Estados-Membros a minimizar os efeitos nocivos do álcool.

O projeto «Adoramos comer» incentiva o consumo de alimentos saudáveis como parte de um estilo de vida saudável  »

Sete cidades de sete países participam neste projeto, financiado pela UE e adaptado a necessidades específicas, que promove uma abordagem positiva em relação a uma alimentação saudável. Embora as crianças, as mulheres grávidas e os idosos sejam o alvo preferencial do projeto, todos podem usufruir de receitas na Internet, a par de conselhos e muito mais.

Consultar a legislação farmacêutica da UE é agora ainda mais fácil  »

A Comissão EudraLex V 29 permite-lhe consultar a legislação sobre medicamentos humanos e veterinários graças a um motor de pesquisa integrado. Todos os documentos estão em formato PDF e podem ser reproduzidos, partilhados e impressos, desde que não seja para fins comerciais.

Medidas para apoiar os doentes com ataxia de Friedreich e outras doenças raras  »

Representantes da Direção-Geral da Saúde Pública da Comissão Europeia encontraram-se com Christian Baucheron no Luxemburgo durante uma pausa da sua caminhada de 500 km, efetuada para reunir fundos destinados à investigação da ataxia de Friedreich. Leia mais sobre o trabalho da UE na área das doenças raras .

Programa «A minha família é saudável» visa incentivar as pessoas a consumir mais fruta e vegetais  »

Lançada em duas regiões da Polónia e da Hungria, este projeto visa sobretudo as mulheres grávidas, as crianças e os idosos. Serão distribuídos gratuitamente fruta e vegetais a determinados participantes selecionados para esse fim e a cozinheiros de renome para despertar o entusiasmo pela partilha das suas receitas.

Comunicados de imprensa da UE 

UE mantém-se vigilante na luta contra o ébola e reforça assistência  »

A epidemia de ébola continua a propagar-se exponencialmente. Em resposta a esta situação, o apoio da UE tem também vindo a crescer.

A Comissão adota propostas para melhorar a saúde humana e animal  »

As propostas sobre medicamentos veterinários e alimentos medicamentosos para animais visam melhorar a saúde dos animais, lutar contra a resistência antimicrobiana e promover a inovação. Além disso, beneficiarão espécies aquáticas, proprietários de animais de companhia, veterinários e empresas da UE.

Próximos eventos 

17.º Fórum Europeu da Saúde de Gastein (Gastein, na Áustria, 1-3 de outubro de 2014)  »

O Fórum Europeu da Saúde de Gastein, que se realiza anualmente, é o principal evento europeu em matéria de saúde. Constitui uma plataforma importante que permite aos responsáveis em diferentes domínios da saúde pública e dos cuidados de saúde trocarem informações sobre vários temas.

Conferência europeia sobre telemedicina (Roma, 7 e 8 de outubro de 2014)  »

Representantes dos profissionais de saúde, do governo, de organismos de investigação e de universidades avaliarão aplicações de telemedicina e teleassistência, analisarão a sustentabilidade dos serviços e debaterão infraestruturas, investigação e telemedicina em geral, entre outros temas.

Semana da biotecnologia europeia (Bruxelas, 6-12 de outubro)  »

Este evento é apoiado pela UE e visa reforçar o potencial de inovação em biotecnologia na Europa através da promoção de PME inovadoras. Paralelamente à semana da biotecnologia em Bruxelas, realizar-se-ão eventos em toda a Europa.

24ª Conferência da «Alzheimer Europe» (Glasgow, 20-22 de Outubro de 2014)  »

O tema deste ano é a dignidade e a autonomia na demência. Será, nomeadamente, analisada a importância do reconhecimento dos direitos das pessoas com demência, dos cuidadores, dos parceiros e das famílias para garantir a dignidade e o respeito. Serão ainda apresentadas as melhores práticas nesta área. Serão ainda apresentadas as melhores práticas nesta área.

Novas publicações 

Execução do segundo programa de ação comunitária no domínio da saúde (2012)  »

O segundo programa de saúde, que decorreu durante o período de 2008 a 2013, financiou ações que complementam, apoiam e criam valor acrescentado para as políticas nacionais de saúde na UE. A Comissão foi convidada a apresentar anualmente um relatório sobre todas as ações e projetos financiados através do programa, o que é aqui o caso.

Ecos da Europa 

Projeto de programa nacional de luta contra as doenças raras do Ministério da Saúde e outras autoridades croatas  [Croácia]  »

Em conformidade com as recomendações europeias, o programa abrange vários domínios de atividade, incluindo a formação de profissionais, doentes e público em geral, prevenção e diagnóstico precoce de doenças raras, sistemas integrados de saúde e de assistência social e promoção da investigação.

No próximo número

Envelhecimento ativo e saudável

Este boletim está disponível em 23 línguas oficiais da UE
http://ec.europa.eu/health/newsletter

Não responda a esta mensagem. As mensagens enviadas para este endereço eletrónico não serão lidas.

Para anular a assinatura do boletim informativo, clique aqui