Indicadores de saúde

Dados

O Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia, é a principal fonte de dados comparáveis a nível da UE. Os dados sobre saúde baseiam-se no Regulamento‑quadro sobre estatísticas no domínio da saúde e nos atos jurídicos deste derivados. Os dados sobre saúde da UE podem ser complementados com dados de outras fontes sobre temas muito específicos.

Eurostat: a principal fonte de dados sobre saúde da UE

O Eurostat disponibiliza dois tipos de dados sobre saúde: dados administrativos, como estatísticas sobre causas de morte, e dados comunicados pelos participantes no inquérito europeu de saúde por entrevista (EHIS) e no módulo sanitário europeu mínimo (MEHM) do inquérito EU-SILC. Os temas abrangidos incluem:

  • Estado de saúde
  • Determinantes da saúde
  • Despesas com cuidados de saúde
  • Recursos e atividades dos cuidados de saúde
  • Causas de morte
  • Saúde e segurança no trabalho

Os dados sobre saúde do Eurostat são frequentemente complementados por outras estatísticas da UE sobre questões sociais, demográficas ou relacionadas com a qualidade de vida. As estatísticas da UE obtidas a partir de dados administrativos estão geralmente disponíveis por sexo e grupo etário.

Os dados provenientes de estudos são agrupados por estatuto socioeconómico, por exemplo em função do nível de educação e de rendimentos, tipo de atividade, grau de urbanização, etc. Algumas estatísticas da UE também são repartidas a nível regional ou urbano.

Serviços da Comissão, outras fontes de dados sobre saúde na UE

Agências da UE, outras fontes de dados sobre saúde na UE

Bases de dados

Classificação internacional

Os sistemas de classificação são ferramentas que permitem que os dados sejam registados de forma harmonizada para poderem ser comparados. A Comissão Europeia usa listas de dados elaboradas com base nos sistemas de classificação internacionais para recolher dados harmonizados de elevada qualidade.

Principais sistemas de classificação

Outros sistemas de classificação