Saúde e fundos estruturais

Plano de Investimento

O Plano de Investimento para a Europa visa reforçar a competitividade e promover o investimento na UE, contribuindo para a criação de emprego e o crescimento sustentável.

Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE)

O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) é a pedra angular do Plano de Investimento para a Europa. Trata-se de uma parceria entre a Comissão e o grupo BEI que disponibilizou uma garantia financeira no valor de 315 mil milhões de euros para investimentos durante um período de três anos. Este montante foi aumentado para 500 milhões de euros até 2020.

No âmbito do Regulamento FEIE, as novas soluções de saúde, os medicamentos e as infraestruturas sociais são considerados domínios de investimento prioritários. Ao investir nestes domínios, o setor da saúde europeu contribui para os esforços do plano com vista a reforçar o crescimento, o emprego e a competitividade.

Implantação do Plano de Investimento

As propostas de investimento no setor da saúde, que devem ser apresentadas ao BEI, são examinadas conjuntamente pelo BEI e pelo Comité de Investimento do FEIE.

O Plano de Investimento tem também como pilares medidas regulamentares para reduzir os entraves ao investimento e iniciativas específicas para facilitar o investimento:

  • Plataforma Europeia de Aconselhamento ao Investimento (PEAI) – uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento que dá aconselhamento financeiro aos investidores e promotores e os ajuda a desenvolver projetos e a reforçar capacidades
  • Portal Europeu de Projetos de Investimento (PEPI) – um novo portal que permite aos promotores de projetos públicos e privados estabelecidos na UE dar a conhecer os seus projetos de investimento junto de potenciais investidores em todo o mundo