O programa UE pela Saúde é a resposta ambiciosa da UE à COVID-19. A pandemia tem consequências importantes para os pacientes, para o pessoal médico e de saúde, e para os sistemas de saúde na Europa. O novo programa UE pela Saúde, estabelecido no âmbito do Regulamento (EU) 2021/522, não se limitará a dar resposta a situações de crise: irá também focar-se na resiliência dos sistemas de saúde
e no financiamento das entidades elegíveis, de organizações de saúde e de ONG de países da UE ou dos países terceiros associados ao programa.
Domínios de ação
Com o programa UE pela Saúde, a UE vai investir 5,3 mil milhões de EUR, a preços correntes, em ações com valor acrescentado a nível europeu, complementando as políticas dos países da UE e visando um ou vários objetivos do programa:

Os 10 objetivos específicos subordinados às quatro metas gerais são:
- Melhorar e promover a saúde na União
- prevenção das doenças e promoção da saúde
- iniciativas e cooperação internacionais no domínio da saúde
- Reagir às ameaças sanitárias transfronteiriças
- prevenção, preparação e resposta a ameaças sanitárias transfronteiriças
- complementar as reservas nacionais de produtos essenciais importantes em situações de crise
- criar uma reserva de pessoal médico, de outros profissionais da saúde e de pessoal de apoio aos cuidados de saúde
- Melhorar os medicamentos, os dispositivos médicos e os produtos importantes em situações de crise
- disponibilizar medicamentos, dispositivos médicos e produtos importantes em situações de crise a preços acessíveis
- Reforçar os sistemas de saúde, a sua resiliência e a sua eficiência na utilização dos recursos
- consolidar os dados de saúde, as ferramentas e os serviços digitais, bem como a transformação digital dos cuidados de saúde
- melhorar o acesso aos cuidados de saúde
- elaborar e aplicar legislação da UE no domínio da saúde e a tomada de decisões fundamentada
- trabalhar de forma integrada entre os vários sistemas nacionais de saúde
O programa UE pela Saúde abrirá o caminho para uma União Europeia da Saúde graças ao investimento nas prioridades sanitárias urgentes:
- a resposta à crise da COVID-19 e o reforço da resiliência da UE às ameaças sanitárias transfronteiriças
- o Plano Europeu de Luta contra o Cancro e
- a Estratégia Farmacêutica para a Europa
Iremos também intensificar o nosso trabalho noutras áreas, como a digitalização dos sistemas de saúde, a redução do número de infeções resistentes aos agentes antimicrobianos e a melhoria das taxas de cobertura vacinal.
A UE alargará iniciativas bem-sucedidas, como as redes europeias de referência para as doenças raras, e prosseguirá a cooperação internacional relativamente às ameaças e desafios para a saúde a nível mundial.
Intervenientes
Concretizar o Programa UE pela Saúde implica a participação de muitos intervenientes:
- Os países da UE são consultados sobre as prioridades e orientações estratégicas do programa e trabalham juntamente com a Comissão no âmbito do «Grupo Diretor do Programa UE pela Saúde», a fim de assegurar a coerência e a complementaridade com as políticas nacionais de saúde. Os mesmos países emitem o seu parecer no âmbito do Comité do Programa UE pela Saúde, antes da adoção dos programas de trabalho anuais.
- As partes interessadas, que incluem representantes da sociedade civil e associações de pacientes, académicos e organizações de profissionais de saúde, dão o seu contributo para as prioridades e orientações estratégicas, bem como para os aspetos em que o programa de trabalho anual deverá incidir.
- O Parlamento Europeu é informado sobre a evolução dos trabalhos preparatórios e das atividades de sensibilização realizados com as partes interessadas.
- A Comissão Europeia prepara, adota e executa os programas de trabalho anuais e acompanha e apresenta relatórios sobre os progressos realizados no cumprimento dos objetivos do programa. Além disso, a Comissão pode solicitar o parecer das agências descentralizadas competentes e de peritos independentes no domínio da saúde sobre questões técnicas ou científicas pertinentes para a execução do programa.
- A Agência de Execução Europeia da Saúde e do Digital (HADEA) executará o programa.
Programa de trabalho
O Programa UE pela Saúde é implementado através de programas de trabalho anuais. O programa de trabalho para 2022 foi adotado, inserindo-se as medidas previstas em quatro vertentes: prevenção de doenças, preparação para situações de crise, sistemas de saúde e digitalização, com uma incidência transversal no cancro.
Financiamento e concursos
As oportunidades de financiamento ao abrigo do Programa UE pela Saúde são publicadas pela Agência de Execução Europeia da Saúde e do Digital (HADEA). Consulte frequentemente as páginas da HADEA relativas a convites à apresentação de propostas e concursos.
Sinergias e complementaridades com outros fundos
Os desafios no domínio da saúde são transversais por natureza. O Programa UE pela Saúde funciona em conjunto com outros programas, políticas, instrumentos e ações da União, abaixo listados:
- Fundo Social Europeu Mais (FSE+), para apoiar os grupos vulneráveis no acesso aos cuidados de saúde
- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, para melhorar as infraestruturas de saúde regionais
- Horizonte Europa, para a investigação no domínio da saúde;
- Mecanismo de Proteção Civil da União ou rescEU, para criar reservas de material médico de urgência
- Programa Europa Digital e Mecanismo Interligar a Europa, para a criação das infraestruturas digitais necessárias às ferramentas digitais da saúde
- Programa InvestEU
- Programa do Mercado Único
- Mecanismo de Recuperação e Resiliência
- Eramus+
- Instrumento de Apoio de Emergência
Outras informações
- Regulamento (UE) 2021/522 que cria um programa de ação da União no domínio da saúde («Programa UE pela Saúde») para o período 2021-2027
- Comunicado de imprensa: A Comissão congratula-se com a entrada em vigor do Programa UE pela Saúde
- Perguntas e respostas: Programa UE pela Saúde 2021-2027
- Comunicado de imprensa: A Comissão congratula-se com acordo político sobre o Programa UE pela Saúde
- Proposta do Programa UE pela Saúde (e anexos)
- Nota informativa sobre o Programa UE pela Saúde
- Ficha informativa sobre o Programa UE pela Saúde
- Plano de recuperação para a Europa
- Comunicação relativa ao QFP 2021-2027
Programas de saúde anteriores
Desde 2003, os programas de saúde da UE têm gerado conhecimentos e provas que servem de fundamento à elaboração de políticas informadas e à prossecução da investigação. A título ilustrativo, refiram-se as boas práticas, as ferramentas e as metodologias que beneficiaram diretamente a comunidade da saúde pública e os cidadãos (por exemplo, melhoria dos testes de diagnóstico, apoio aos países da UE no desenvolvimento de planos de ação nacionais sobre o cancro e melhoria dos cuidados aos doentes).