Saúde em linha

Serviços de saúde eletrónicos transnacionais

O serviço de saúde eletrónico transnacional é uma infraestrutura que assegura a continuidade dos cuidados prestados aos cidadãos europeus durante uma viagem ao estrangeiro na UE. Graças a este serviço, os países da UE podem trocar dados sobre saúde de uma forma segura, eficiente e interoperável.

Os dois serviços de saúde eletrónicos transnacionais a seguir descritos estão a ser progressivamente introduzidos em todos os países da UE:

  • A receita médica eletrónica, que permite aos cidadãos da UE obter medicamentos numa farmácia noutro país da UE graças à transferência em linha da receita eletrónica do seu país de residência, por cujo sistema de saúde estão cobertos, para o país onde se encontram.
  • O resumo dos dados do doente, que dá informações sobre questões importantes em matéria de saúde, como alergias, medicação em curso, doenças e cirurgias anteriores, etc. Este resumo faz parte de uma coleção mais vasta de dados de saúde, o chamado registo de saúde eletrónico. O resumo digital dos dados doente visa fornecer aos médicos, na sua própria língua, as principais informações sobre o doente, no caso de este ser oriundo de outro país da UE e de poderem existir barreiras linguísticas. A longo prazo, a ideia é disponibilizar a nível da UE não só as informações médicas básicas que constam do resumo dos dados do doente, mas também todo o registo de saúde. O intercâmbio de receitas eletrónicas e resumos dos dados do doente está aberto a todos os países da UE.

Os países da UE podem trocar receitas eletrónicas e resumos dos dados doentes graças à nova infraestrutura de serviços digitais de saúde em linha (eHDSI).

Até 2021, ambos os serviços serão gradualmente implantados em 22 países da UE: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chéquia, Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal e Suécia.

Atualmente, estão já em funcionamento os seguintes intercâmbios:

  • Finlândia: receitas eletrónicas para viajantes com destino ao estrangeiro
  • Estónia: receitas eletrónicas para viajantes com destino ao país

Informações úteis: