INSEPARÁVEIS
Comer, Comprar e Vender Peixe Sustentável

Cultivado na UE - Projeto Escolar

Cultivado na UE - Projeto Escolar

Projeto Escolar – Aprendizagem sobre Aquicultura Europeia

Embora seja um dos setores de crescimento mais rápido na produção alimentar em todo o mundo, a aquicultura ou piscicultura continua a ser muito pouco conhecida fora da indústria.

O Projeto Escolar “Cultivado na UE” foi concebido para sensibilizar os adolescentes europeus dos 12 aos 18 anos para o setor da aquicultura. O projeto pretende aproximar os estudantes da piscicultura e mostrar-lhes de que modo esta atividade influencia as suas comunidades locais.

Vão poder explorar o seu papel na produção alimentar e na preservação do ambiente, descobrindo ainda as diferentes oportunidades de negócio e de carreira que a aquicultura oferece.

Há muito para pesquisar e descobrir sobre os diferentes peixes de água doce e salgada, moluscos, crustáceos e algas produzidos e sobre os diferentes métodos de produção, dos tradicionais aos mais modernos.

O projeto piloto está a ser lançado em 20 escolas em 10 países da UE (República Checa, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Espanha e Reino Unido).

 

É um regresso à escola para os aquicultores

Uma parte fundamental do projeto é uma visita à escola de um piscicultor local, o que dará oportunidade aos estudantes de falarem com um especialista, elaborarem a sua própria pesquisa e participarem numa sessão interativa e animada.

Foi concebido um kit para professores, que lhe dará tudo o que precisa para ajudar os seus alunos a planear e executar os projetos, desde a primeira aula, passando pela visita até às atividades de acompanhamento, que se podem centrar em temas como Nutrição e Culinária, Ciências e Tecnologia ou Comunicação e Artes.

 

/fisheries/inseparable/pt/file/schoolskitphoto2pngschools_kit_photo2.png

Envolva-se

Encorajamos todas as escolas a participarem.
O material produzido pelos estudantes será regularmente publicado nas nossas contas nas redes sociais.

Mantenha-nos informados:
mare-communication@ec.europa.eu

Kit escolar

Poderá encontrar mais informações sobre este projeto no seguinte prospeto.

Lista dos profissionais do setor da aquicultura que podem ser contactados pelas escolas.

Por favor note que a União Europeia não cobrirá quaisquer custos.