INSEPARABLE
Eat, Buy and Sell Sustainable Fish

Eat

Eat

Porquê comer peixe sustentável?

O peixe é essencial para uma alimentação saudável, uma vez que é rico em proteínas, óleos gordos essenciais, vitaminas e minerais.

Se gerirmos adequadamente os nossos recursos de forma a permitir que as unidades populacionais se restabeleçam e prosperem, podemos usufruir das vantagens que o peixe nos oferece e contribuímos para que as gerações vindouras também o possam fazer.

Sabemos que o mercado reage às escolhas individuais e coletivas dos consumidores.

Se quisermos que as coisas mudem, temos de nos informar melhor sobre as diversas opções sustentáveis e, se fizermos escolhas mais inteligentes quanto à forma como nos alimentamos, podemos ter um impacto real.

Porém, se não agirmos, em breve, os nossos mares, as redes dos pescadores e mesmo os nossos pratos ficarão vazios.

Onde posso encontrar peixe sustentável?

Existem centenas de espécies comestíveis de peixe, marisco, crustáceos e moluscos. Enquanto consumidores, devemos tentar escolher as que não estão ameaçadas.

Muitas vezes, basta substituir simplesmente o peixe a que estamos mais habituados ou optar por um produto da aquicultura, como a truta arco-íris ou o lúcio perca. Por exemplo, o carapau é uma escolha perfeitamente aceitável e sustentável.

Existem também espécies menos conhecidas, como o areeiro, que são igualmente saborosas e frequentemente mais baratas. Seja criativo na cozinha e invente novas receitas ou redescubra alguns dos pratos favoritos dos seus avós.

Para algumas espécies, o tamanho é muito importante. É por isso que a UE introduziu tamanhos mínimos e/ou períodos de pesca legal, para assegurar que o peixe que chega à sua mesa teve tempo para se reproduzir.

Se comer num restaurante, pergunte de onde vem o peixe servido e se foi produzido ou pescado de forma sustentável. Informe-se sobre a abordagem do restaurante em matéria de peixe sustentável. O seu vendedor habitual também é um especialista na matéria. Por que não fazer-lhe o mesmo tipo de perguntas?

Há toda uma série de produtos do mar que merecem ser mais bem conhecidos, por isso veja as informações do seu país mais abaixo e parta à sua descoberta.