Região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP)

Região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP)

Stories

  • Autonomisation des femmes à Maurice

    BazArt Kreasion: une entreprise sociale pour promouvoir la créativité et le travail des femmes

    Baz’Art Kreasion est un projet destiné à promouvoir l’épanouissement et l’autonomisation des femmes issues de milieux modestes.
  • Mauritius: Improving the economic and social integration of deaf persons

    Upgrading the services of the Society of Welfare of the Deaf to contribute to the empowerment of deaf persons

    The objective of the project is to strengthen the employability and social integration of children and young persons with hearing impairment.

É com os países de África (subsariana), das Caraíbas e do Pacífico (ACP) que a União Europeia mantém a sua parceria mais abrangente de cooperação para o desenvolvimento, que já remonta à fundação da Comunidade Europeia, em 1957.

Os sucessivos acordos foram sendo revistos a fim de responder aos novos desafios. A erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável são os dois pilares do Acordo ACP-UE celebrado em Cotonu (2000-2020) entre a União Europeia e 79 países ACP. Esta parceria cujos principais elementos são a cooperação para o desenvolvimento — a nível nacional, multirregional e regional —, a promoção das relações económicas e das trocas comerciais, e a cooperação política, inclui a sociedade civil, o setor privado, os sindicatos e as autoridades locais.