O teu primeiro emprego EURES


Tem…

  • entre 18 e 35 anos?
  • é nacional e residente legal num Estado-Membro da UE, da Noruega ou na Islândia ?
  • não consegue encontrar trabalho ou oportunidades de formação no seu país?
  • está disposto a mudar-se para outro Estado-Membro da UE, Noruega ou Islândia por um emprego, estágio ou iniciativa de aprendizagem?

Se assim for o, O teu primeiro emprego EURES poderá ser a solução para ti.

Quais são as vantagens para mim?

O teu primeiro emprego EURES é um programa europeu de mobilidade da União Europeia que visa ajudar os jovens cidadãos da UE a encontrar um emprego, estágio ou uma oportunidade de aprendizagem noutro país da UE, na Noruega ou na Islândia e ajudar os empregadores a encontrar mão de obra qualificada. Tem por objetivo adequar a procura de emprego de jovens candidatos a ofertas de emprego remuneradas em toda a Europa. As colocações deverão ter uma duração mínima de 6 meses (para empregos e iniciativas de aprendizagem) ou de 3 meses (para estágios).

Através de O teu primeiro emprego EURES, poderá receber informações, procurar emprego e obter assistência na adequação da oferta à procura de emprego e no recrutamento. Poderá também beneficiar de apoio financeiro para comparecer a uma entrevista no estrangeiro, assim como para cobrir os custos relacionados com a formação linguística, o reconhecimento de qualificações ou a mudança para o país de destino.

Que tipo de qualificações necessito?

O teu primeiro emprego EURES está aberto a candidatos com diversos níveis de instrução e/ou experiência profissional.

Como posso participar?

O guia O teu primeiro emprego EURES define as condições e regras de participação.

Poderás encontrar, a seguir, as ligações aos serviços de emprego responsáveis e aos respetivos serviços de emprego parceiros que oferecem o programa. Se o seu país ainda não oferece esses serviços ou se as ligações Web de alguns países não estiverem ativas, poderá contactar os serviços de emprego responsáveis.

Para obter mais informações, poderá também consultar a lista de serviços de emprego de O teu primeiro emprego EURES e os respetivos parceiros na UE.