Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Jovem estudante inspirada pelas vantagens da EURES

Picture
O que pensa das vantagens da EURES? Por que cada vez mais jovens ponderam a possibilidade de trabalhar noutro país europeu? Falámos com Catarina Lucas, uma jovem estudante portuguesa que decidiu criar um vídeo sobre a EURES para ajudar a divulgar o serviço.
 
«EURES News & Information Bureau (ENIB)»: Quais são, no seu parecer, as principais vantagens da EURES?
 
Catarina:No interior da União Europeia, existe a livre circulação de pessoas, mercadorias e capital, o que faz com que os cidadãos da UE sejam bastante favorecidos. A globalização crescente enfraquece as fronteiras culturais, e a possibilidade de trabalhar noutro país da UE deixa de estar reservada apenas a pessoas que, por razões económicas, procuram melhores condições de trabalho, passando a incluir também pessoas que querem adquirir novas experiências, novos conhecimentos e diferentes perspetivas de vida. As pessoas deixam de estar limitadas ao seu país de origem: as possibilidades nunca foram tão vastas.
 
Um dos problemas que se coloca aos empregadores consiste na complexa tarefa de procurar num leque de oferta muito mais vasto do que antes. Na minha opinião, a EURES não só ajuda candidatos de diferentes nacionalidades a encontrar oportunidades de emprego na União Europeia, como também ajuda empregadores que procuram mão de obra diversificada por considerarem que tal poderá contribuir para o crescimento da sua empresa.
 
ENIB: Pensa que é uma vantagem trabalhar noutro país da UE?
 
Catarina:Estou atualmente a estudar na Suíça durante um semestre e esta é a minha primeira experiência no estrangeiro. No próximo verão, farei um estágio fora do meu país de origem como requisito para concluir o meu curso de mestrado. Trabalhar num país conhecido pelas suas melhores práticas na minha área seria seguramente uma vantagem, além de permitir-me adquirir novos conhecimentos e experiência adicionais, muito valorizados atualmente, assim como entrar em contacto com pessoas com ideias diferentes sobre o mundo. É uma experiência valiosa uma vez que estimula a criatividade e ajuda a desenvolver novas perspetivas.
 
ENIB: Tem esperança de trabalhar na Europa futuramente?
 
Catarina:Gostaria de trabalhar no meu país numa fase posterior da minha vida, mas o meu objetivo para os próximos anos é ter a oportunidade de trabalhar no estrangeiro por acreditar que enriqueceria grandemente a minha vida e alargaria os meus horizontes. A diversidade cultural e a curiosidade no que respeita às práticas dos outros países são as principais razões que me motivam. A Europa continua a ser muito apelativa devidos às boas condições de trabalho que oferece.
 
Informações adicionais
 
Assista ao vídeo sobre a EURES de Catarina Lucas
 
Por que não participar numa Jornada Europeia de Emprego em linha?
 
Saiba mais sobre as condições de vida e de trabalho em vários países europeus no Portal da Mobilidade Profissional EURES
 
Encontre um Conselheiro EURES
 
Procure emprego na base de dados de emprego EURES
 
Informe-se sobre o que a EURES oferece aos empregadores
 
Junte-se à EURES no Facebook
 
Siga-nos no Twitter
 
Visite a EURES através do LinkedIn
 
Siga a EURES no Google+
 
06/02/2014

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.