• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Jovens candidatos a emprego tornam-se animadores sazonais graças à colaboração entre a EURES França e Itália

A EURES França e a EURES Itália ajudaram a dar a quatro jovens europeus a oportunidade de trabalhar em empregos sazonais com uma empresa de entretenimento italiana.
Picture

«No passado mês de novembro, durante uma sessão de formação da EURES na Suécia, conheci Biancangela Fabbri, da EURES Itália,» recorda Sébastien Faure, da EURES França.

«Durante a sessão, Biancangela informou-nos de que um dos seus empregadores em Itália, Your Friends Animazione, estava à procura de candidatos de toda a Europa», explica. Biancangela procurava candidatos para trabalhar como animadores infantis nos centros de férias geridos pela Your Friends Animazione durante a época de verão.

«Sugeri a Biancangela para trabalhar em conjunto para promover os empregos da Your Friends Animazione aos nossos jovens candidatos inscritos no programa European Solidarity Corps («Corpo Europeu de Solidariedade»),» explica Sébastien.

Recebeu rapidamente muitas candidaturas de jovens candidatos a emprego franceses e organizou entrevistas por telefone e Skype entre a Your Friends Animazione e os candidatos.

 

«É interessante e divertido ficar totalmente imerso na cultura italiana»

Na sequência de um processo de recrutamento bem sucedido, quatro candidatos de França e de Espanha foram selecionados para uma formação de cinco dias a realizar na Toscana, em abril de 2019. Foram formados para trabalhar na qualidade de animadores infantis. A empresa pagou as suas viagens e alojamento para a semana.

Um dos jovens participantes foi Wilfried (20 anos de idade), oriundo de Île-de-France (arredores de Paris). Antes de ser selecionado, Wilfried não estudava, não trabalhava, nem seguia qualquer formação. Na sequência da sua formação inicial, Wilfried frequenta agora um estágio de dois meses na Your Friends Animazione. Wilfried trabalha num centro de férias numa aldeia turística na ilha da Sardenha. As suas tarefas incluem a organização de torneios desportivos para adolescentes e a organização de espetáculos ao fim do dia.

«É cansativo, o ritmo é acelerado,» afirma Wilfried. «Mas é tão divertido que isso não importa.»

Adquiriu muitas competências sociais e técnicas, incluindo a melhoria do seu inglês e a aprendizagem de um pouco de italiano e alemão. Também adorou conhecer outra cultura por experiência direta.

«É interessante e divertido estar totalmente imerso na cultura italiana», afirma Wilfried. «No início, não compreendia nada de italiano. Agora, sim.»

Quando a sua permanência em Itália chegar ao fim, Wilfried tenciona deslocar-se novamente para o estrangeiro, desta vez para a Dinamarca, onde irá realizar um estágio no Serviço Voluntário Europeu numa escola para jovens com deficiência.

 

«Ambos acreditámos no projeto»

O gabinete EURES de Biancangela em Pistoia tem vindo a colaborar, desde há vários anos, com a Your Friends Animazione e considera existir algo de especial na experiência que os jovens candidatos a emprego, como o Wilfried, ganham ao trabalhar para a empresa.

«Eles conseguem fazer com que os jovens dêem o seu melhor, selecionados sem experiência enquanto animadores e que, muitas vezes, chegam nervosos e retraídos, e desconhecem os seus próprios talentos», afirma.

Biancangela não se cansa de elogiar Sébastien e a facilidade com que decorreu a sua colaboração internacional. «Sébastien e eu entendemo-nos imediatamente, partilhando o mesmo método de trabalho», explica. «Ambos acreditámos no projeto e a sua empatia, entusiasmo e comunicação tornaram a minha colaboração fácil e divertida.»

«Juntos, seguimos passos complementares: Apoiei a empresa no registo do projeto e na seleção de candidatos e Sébastien promoveu a abertura de vagas e as candidaturas de jovens franceses.»

Sébastien agradece igualmente a Biancangela, descrevendo a iniciativa como uma «grande colaboração». Os dois esperam continuar a colaborar no futuro e tencionam já repetir esta iniciativa bem sucedida com a Your Friends Animazione em 2020.

 

Ligações úteis:

Your Friends Animazione

European Solidarity Corps

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Falar com um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

27/09/2019

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados