• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Tradutora recebe um acolhimento caloroso na Estónia

O Welcoming Programme é um programa de acolhimento lançado pela Estónia com vista a facilitar a adaptação dos expatriados depois de chegarem ao seu novo país. Recentemente, falámos com uma dessas expatriadas – Oksana Nesmiian, uma tradutora e professora de línguas da Ucrânia – para saber mais sobre a sua experiência com o programa e a sua nova vida na Estónia.
Picture

Oksana e a sua família viviam em Donetsk, na Ucrânia, quando deflagrou a guerra na região de Donbass. Sabendo que não podiam ficar nessa cidade, começaram a procurar outras opções. «O meu marido tinha familiares estónios e, em 2016, obteve uma autorização de residência para repatriamento», explica Oksana. «A minha família e eu viemos então para a Estónia em julho desse ano.» 

 

A mudança para um novo país pode ser uma opção intimidante. Felizmente, o Welcoming Programme estava lá para apoiar Oksana ao longo do processo e para a ajudar a estabelecer-se na sua nova casa. «Recebi muitas informações úteis através de todos os módulos [do Welcoming Programme]. Aqueles de que mais gostei foram o curso de língua estónia e o módulo de negócios, pois foram particularmente úteis para mim.»

 

Estes foram particularmente úteis porque Oksana queria abrir um negócio de tradução na sua nova casa. «Depois de ter enviado o meu CV a todas as agências de tradução da Estónia e de apenas duas me terem respondido, dizendo que não precisavam dos meus serviços, comecei a pensar no meu próprio negócio», diz Oksana. «Eu já tinha clientes para traduções e aulas de línguas do Reino Unido, Israel, Alemanha e Ucrânia, por isso não me assustava a ideia de criar uma empresa.»

 

«Criei a Pleasant English dois meses depois de ter chegado à Estónia e registei a empresa através da Internet. É ótimo para mim porque todo o meu negócio tem lugar em linha e a Estónia é um lugar onde é muito fácil fazer negócios em linha.»

 

Desde então, o sucesso da Pleasant English tem vindo gradualmente a aumentar, e Oksana recebeu um alvará do Ministério da Educação da Estónia, o que permitiu que a sua empresa passasse a ser oficialmente a Pleasant English Hobby School. Recentemente, foram-lhe concedidos direitos de distribuição na Estónia para a grande editora internacional Cambridge University Press. «Agora, compro normalmente os produtos desta editora em linha para os meus alunos e cursos de desenvolvimento profissional em linha para os meus professores. Esse era o principal objetivo. E o meu sonho é que um dia muitas escolas na região do Báltico usem livros e cursos em linha da Cambridge University Press.»

 

A nível pessoal, Oksana reconhece que o Welcoming Programme a ajudou a criar um novo círculo social na Estónia. «O Welcoming Programme foi o primeiro lugar onde fiz novos amigos. Mantenho-me em contacto com muitas das pessoas que conheci durante o programa e penso que todas as pessoas recém-chegadas ao país deveriam participar para conhecerem novas pessoas que se encontram numa situação semelhante.»

 

«A vida e o trabalho na Estónia são completamente diferentes da vida na Ucrânia», conclui Oksana quando interrogada sobre a sua experiência. «Para mim, tudo é muito mais fácil. Não há burocracia, a legislação é clara e os serviços públicos estão prontos a ajudar. Gosto da Estónia e sinto-me em casa aqui.»

 

O Welcoming Programme é uma das duas iniciativas-chave lançadas pela Estónia para incentivar os trabalhadores a mudarem-se para este país e para os apoiar quando chegam. Para saber mais sobre estas iniciativas, leia o nosso artigo intitulado Estonia welcomes workers from beyond borders(«A Estónia acolhe trabalhadores de outros países»).

 

Ligações úteis:

 

Pleasant English Hobby School

The Welcoming Programme

Work in Estonia

 

 

Informações adicionais:


Jornadas Europeias do Emprego

 

Drop’pin@EURES

 

Encontre um Conselheiro EURES


Condições de vida e de trabalho nos países EURES


Base de ofertas de emprego EURES


Serviços EURES para empregadores

 

Calendário de Eventos EURES


Próximos Eventos em linha


A EURES no Facebook


A EURES no Twitter


A EURES no LinkedIn


Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

29/08/2019

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados