• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Sugestões para a integração de novos colaboradores internacionais

A COVID-19 permitiu a muitas empresas ultrapassar as limitações dos respetivos escritórios físicos e voltarem-se para a contratação de trabalhadores remotos, incluindo trabalhadores de outros países. Mas qual é a melhor forma de integrar novos funcionários na sua empresa à distância? Temos algumas sugestões práticas para o ajudar.
Picture

Contratar trabalhadores de outro país torna a sua empresa mais competitiva, acrescentando-lhe novas competências, qualificações e perspetivas. No entanto, a ausência uma boa estratégia de integração aumenta a probabilidade de um novo funcionário deixar a empresa durante o primeiro ano. É por isso que é importante saber como fazê-lo sentir-se bem-vindo e parte da sua empresa, especialmente durante esta época de COVID-19.

 

Pré-integração

O processo de integração começa mesmo antes do primeiro dia de trabalho do novo trabalhador e é essencial que tudo esteja preparado e pronto para o receber. O seu novo funcionário ficará com uma impressão negativa se começar a ter problemas logo no primeiro dia.

Verifique se necessita de ajuda com a sua autorização de trabalho especial ou o visto de trabalho. Prepare contratos de trabalho e documentos jurídicos antecipadamente, uma vez que pode ser necessário imprimi-los, digitalizá-los e enviá-los por correio.

Teste antecipadamente toda a tecnologia que o seu novo funcionário irá utilizar. Instale todos os equipamentos que serão necessários e configure contas e dados de início de sessão.

 

Crie uma ligação pessoal

Normalmente, faz-se uma visita guiada com os novos trabalhadores para os apresentar a todas as equipas. Trata-se de uma parte muito importante do processo de integração e não deverá ser negligenciada apenas porque as pessoas estão a trabalhar em casa.

Crie uma reunião virtual para apresentar o novo trabalhador e nomeie representantes dos diferentes departamentos para explicar sucintamente o que fazem. Se tiver uma empresa de maior dimensão, estas reuniões podem ser repartidas por um período mais longo, de modo a não sobrecarregar o novo membro logo no primeiro dia. Considere criar uma conversa por vídeo em separado apenas para a equipa do novo trabalhador, para que ele possa conhecer os colegas de equipa.

 

Implemente um «sistema de tutoria»

Para um apoio mais direto, pode atribuir aos novos funcionários um «tutor» virtual. Pode tratar-se de um funcionário do mesmo nível mas com mais experiência ou um rosto amigo que possa aconselhar sobre como ter um começo bem-sucedido na empresa. Quando se trata de algumas perguntas relacionadas com o trabalho, pode ser bem menos stressante para um novo membro falar com um colega do que perguntar aos RH.

 

Tenha em consideração as novas circunstâncias

Pode ter de fornecer informação e formação às novas contratações a um ritmo mais lento do que o habitual. Pode ser angustiante ingressar num ambiente de trabalho completamente remoto. Ao distribuir a aprendizagem por um período de tempo mais longo, permitirá ao novo trabalhador processar a informação e colocar questões.

 

Realize reuniões regulares

Isto é essencial para manter os novos trabalhadores remotos empenhados, motivados e ligados. Certifique-se de que o trabalhador tem reuniões com o seu gerente/e ou a sua equipa pelo menos uma ou duas vezes por semana. É essencial desenvolver um programa regular de interação e comunicação para que ninguém se sinta isolado ou sozinho. Trata-se também de uma excelente forma de monitorizar o progresso do novo funcionário.

 

Familiarize os novos trabalhadores com a cultura da empresa

Quando os novos trabalhadores trabalham a partir de casa, a integração na cultura da empresa pode ser desafiante. No entanto, é um dos aspetos mais importantes do ingresso numa empresa. As interações sociais são a forma mais rápida e eficaz de imersão na cultura das empresas. Não tenha receio de atribuir aos novos trabalhadores várias sessões de conversa informal com os membros da equipa. Desta forma, poderão conhecer verdadeiramente a sua nova equipa e a empresa.

Não se esqueça de que os trabalhadores vindos de outros países podem ter de se adaptar a duas culturas – a do seu país e a da sua empresa.

 

Ainda tem dúvidas sobre contratar trabalhadores remotos? Consulte o nosso artigo Seis vantagens de ter empregados que trabalham a partir de casa.

 

Ligações úteis:

Seis vantagens de ter empregados que trabalham a partir de casa

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

27/11/2020

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.