• Eventos

Notícias


Back

Sugestões para manter a relevância no mercado de trabalho após a pandemia

Com a reabertura gradual das empresas após o confinamento devido à pandemia de COVID-19, muitos candidatos a emprego e trabalhadores interrogam-se sobre como manter a empregabilidade nestes tempos de incerteza. A EURES preparou algumas sugestões que o ajudarão a manter a relevância no mercado de trabalho e a proteger a sua carreira de futuras crises.
Picture

Avalie e alargue as suas competências

Se agora tem mais tempo livre porque está em regime de teletrabalho, poderá aproveitar para adquirir novas competências ou melhorar as que já possui. Entretanto, com certeza que já desenvolveu novas capacidades para continuar a fazer o seu trabalho a partir de casa, por isso, centre-se por momentos na sua identificação (por exemplo, gestão do tempo, flexibilidade, ou a utilização de uma nova ferramenta digital).

Caso tenha perdido o emprego devido à COVID-19, este é o momento ideal para enriquecer as suas competências e reforçar a sua empregabilidade. Existem muitas oportunidades online para valorizar o seu CV. Inspire-se lendo o nosso artigo intitulado As 6 melhores plataformas gratuitas para cursos online.

 

 

Pense no futuro

Nestes tempos de incerteza, pensar no futuro pode ser difícil. No entanto, pode fazer um planeamento por cenários pessoal para ter uma ideia de como as coisas poderão evoluir, à semelhança do que fazem as empresas para definir as suas estratégias comerciais. O essencial é pensar em que áreas haverá procura de trabalho e sobre a melhor forma de tirar partido dessa procura. Vale a pena explorar o tipo de trabalho que parece estável em vários cenários diferentes.

 

Não receie os contratos a curto e médio prazo

À medida que recuperam da pandemia e se adaptam ao novo ambiente empresarial, as empresas irão provavelmente oferecer mais contratos temporários do que efetivos, o que é compreensível, uma vez que isso lhes permite perceber como as coisas mudarão e quais serão, em definitivo, as suas necessidades.

Ter um contrato temporário numa empresa tem muitas vantagens: permite-lhe estabelecer novos contactos, construir a sua rede e ganhar experiência, além de evitar períodos de inatividade no seu CV, sem esquecer a possibilidade de vir a ter um contrato efetivo.

 

Reoriente-se ou «reinvente-se»

Se a sua carreira tiver sido prejudicada de forma permanente durante a pandemia, terá de se «reinventar» ou de se reorientar profissionalmente. A «reinvenção» implica começar de novo, seja adquirindo competências para um novo emprego, seja fazendo um estágio para ganhar experiência num novo ramo. Em alternativa, na reorientação irá utilizar as competências, a experiência e os conhecimentos que possui numa área diferente. Tanto num caso como noutro, é possível que tenha de aceitar um emprego mais mal remunerado, mas uma atitude positiva permitir-lhe-á reconstruir a carreira rapidamente.

 

Esteja pronto para trabalhar à distância

Uma consequência positiva da pandemia é as empresas terem reconhecido que as pessoas podem trabalhar eficazmente a partir de casa. O teletrabalho permite-lhe candidatar-se a empregos fora da sua região ou mesmo do seu país. Pondere oportunidades de emprego que oferecem a possibilidade de trabalho à distância. E mesmo que a oferta de emprego não indique que a empresa está aberta a modalidades de teletrabalho, não deixe de perguntar. Não perde nada com isso.

 

Está interessado em saber quais são as competências do futuro? Leia o nosso artigo 8 competências essenciais para o sucesso no mundo pós-COVID-19

 

Ligações úteis:

As 6 melhores plataformas gratuitas para cursos online

8 competências essenciais para o sucesso no mundo pós-COVID-19

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

11/09/2020

declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.