• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Dicas para encontrar emprego no estrangeiro durante as restrições ligadas à COVID-19

Atravessamos neste momento um período inédito para procurar emprego, pois continuamos a assistir a uma generalização do trabalho à distância e das restrições de deslocação devido à COVID-19. No entanto, em toda a Europa há empregadores que continuam a contratar e existem muitas formas de otimizar as suas pesquisas para encontrar o emprego certo.
Picture

Neste artigo, propomos as cinco melhores dicas para o ajudar a encontrar um emprego no estrangeiro durante estes tempos difíceis.

 

Seja estratégico na sua pesquisa

A COVID-19 teve um impacto significativo no mercado de trabalho europeu, mas continuam a existir muitas ofertas de emprego: simplesmente poderá ser necessário procurar em diferentes setores ou regiões para chegar até eles. Tente ser estratégico. Quais os setores que estão a ter mais êxito? São também esses os setores onde a contratação é mais elevada. As indústrias digitais, como a informática e o comércio eletrónico, estão a tornar-se cada vez mais importantes, tal como a ciência, a saúde, a educação, os cuidados e os serviços públicos. Tenha presente que os setores como o turismo e a hotelaria foram fortemente afetados pela pandemia, mas podem continuar a procurar trabalhadores sazonais para os ajudar na recuperação durante a época alta.

 

Esteja recetivo a oportunidades diferentes

Se ainda não encontrou a oportunidade certa, tente manter um espírito aberto. Poderá ter de alargar a sua pesquisa mais do que o habitual, mas as oportunidades irão aparecer. Embora a maioria de nós pretenda uma posição estável e de longo prazo, os contratos a mais curto prazo podem ser uma via até conseguir uma função por tempo indeterminado. Se mostrar que pode oferecer competências valiosas ao seu empregador, poderá tornar-se rapidamente uma componente essencial da sua atividade. Fique também atento a oportunidades em vários países. Mesmo que um determinado país imponha atualmente restrições de deslocação, tal poderá mudar rapidamente. O nosso principal conselho será recorrer à nova plataforma em linha «Re-open EU» para seguir as últimas informações sobre viagens.

 

Demonstre a sua flexibilidade

Nas suas candidaturas, concentre-se nas competências sociais e transferíveis como a criatividade, a comunicação e a resolução de problemas, especialmente se não tiver experiência direta na função em causa. Dê mais ênfase às competências transferíveis de empregos anteriores, centrando-se na forma como as poderá aplicar à função, e identifique, em seguida, competências adicionais que o façam sobressair como candidato. Lembre-se de que toda a experiência é valiosa. Nestes tempos de incerteza, a flexibilidade, a adaptabilidade e a vontade de aprender são características particularmente importantes para os empregadores. Muitos empregadores procuram também trabalhadores com competências digitais sólidas, capazes de trabalhar à distância, se necessário.

 

Esteja preparado para o recrutamento em linha e o teletrabalho

Mesmo que, depois, vá viver para o estrangeiro, a entrevista poderá ser realizada à distância. A maior parte dos empregadores utilizará software bem conhecido, de livre utilização, como o Skype ou Zoom, mas certifique-se de que sabe como funciona e teste-o de antemão. Necessitará também de uma ligação à Internet fiável.

Uma entrevista por vídeo é também uma boa oportunidade para mostrar as suas competências digitais, como acima referido. Um bom desempenho transmitirá ao seu futuro empregador confiança em como consegue trabalhar eficazmente num contexto remoto, se necessário. Este processo dar-lhe-á também uma ideia do que esperar se tiver de começar um novo trabalho à distância.

Poderá encontrar mais dicas úteis nos nossos artigos anteriores sobre entrevistas de emprego em linha e preparar-se para teletrabalhar..

 

Receba apoio da EURES!

Por último, não se esqueça de que existem muitas formas de apoio disponível através da rede EURES. O  portalEURES contém cerca de 3 milhões de ofertas de emprego em toda a Europa e é atualizado diariamente. Também pode receber apoio personalizado do seu conselheiroEURESlocal , que terá todo o prazer em oferecer orientação profissional, recomendar oportunidades, melhorar o seu CV e aconselhar sobre aspetos administrativos.

 

Saiba mais sobre a forma como a EURES o pode ajudar aqui.

 

Ligações úteis:

Re-open EU

Skype

Zoom

Como fazer a diferença numa entrevista de emprego em linha

Cinco coisas para começar a teletrabalhar

 PortalEURES

Pesquisar  ConselheirosEURES

De que forma pode a EURES ajudá-lo a encontrar um emprego na Europa

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

05/11/2020

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.