• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Recrutamento específico ajuda duas professoras holandesas a encontrar emprego na Suécia com a EURES

“Foi nas minhas primeiras férias na Suécia que me apaixonei pelo país”, diz Kirsten van Agthoven. «Com 10 anos de idade, já queria mudar-me para a Suécia. Foi a natureza que me encantou. Era tão diferente do meu país.»
Picture

Depois de terminar os estudos, Kirsten trabalhava como professora primária num «ótimo emprego» no seu país natal, os Países Baixos. «Tinha um apartamento muito bonito e gostava da minha vida», afirma Kirsten. «Mas continuava a ter o sonho de me mudar para a Suécia.»

Kirsten viu um anúncio de emprego através da EURES, a procurar um professor na Suécia. «Não era necessário falar sueco perfeitamente, por isso pensei logo que tinha chegado a minha oportunidade.»

Com a ajuda da EURES, encontrou um emprego no município de Mora, onde está desde janeiro de 2018.

 

Semelhanças e diferenças

Merlijn Scheperboer, outra beneficiária holandesa da EURES, também está a trabalhar no município de Mora desde agosto de 2017. No entanto, para Merlijn, a decisão de trabalhar na Suécia foi mais prática.

Merlijn estava a estudar na cidade sueca de Linköping, em 2017, quando recebeu uma «oportunidade maravilhosa». «Nunca tinha pensado em ficar cá depois de terminar os estudos, por isso nem estava à procura de emprego», admite Merlijn.

No entanto, decidiu aproveitar a oportunidade, pois sabia que seria difícil encontrar um emprego a tempo inteiro no setor do ensino na região de onde é oriunda, nos Países Baixos. «Só conseguiria ser professora de substituição, sem nenhuma segurança.»

«Quando o governo aumentou a idade de reforma, os professores mais velhos passaram a trabalhar mais tempo e existiam poucas vagas para professores mais jovens. Não era este o caso em todo o país, mas era assim na zona onde eu morava.»

 

«Temos de procurar além fronteiras»

Segundo Lara Feller, Conselheira EURES no serviço de emprego sueco Arbetsförmedlingen que acompanhou Kirsten e Merlijn, o Arbetsförmedlingen tem mantido uma estreita colaboração com o município de Mora desde 2016.

«Estamos a enfrentar uma escassez preocupante de professores na Suécia e temos de procurar além fronteiras», explica Lara.

«Como falo neerlandês, e como constatámos que os holandeses, em geral, não têm dificuldade em aprender a língua, foi o primeiro país que escolhemos.

«Escrevi um anúncio em neerlandês, publiquei nas redes sociais e rapidamente entrei em contacto com a Kirsten e a Merlijn. Convidámo-las para uma entrevista, mostrámos-lhes a escola e a cidade, e elas receberam ofertas de emprego.»

 

«A EURES ajudou-me em quase tudo»

A Lara e a EURES ajudaram em vários aspetos da mudança das professoras - «em quase tudo», segundo Merlijn.

«Lara Feller fala neerlandês, tal como eu. Por isso foi muito fácil comunicar com ela», afirma Kirsten. «Além de me ajudar a encontrar emprego, também me ajudou a encontrar um apartamento.»

«Sem dúvida que recomendaria a EURES a outras pessoas», afirma Kirsten. «Recebi toda a ajuda de que necessitava e a Lara continua interessada em saber como estou e como está o meu emprego (a correr).»

«A ajuda da EURES foi muito importante para mim e sem dúvida que recomendaria esta organização a quem está a pensar morar no estrangeiro», concorda Merlijn.

«Quando chegamos a um novo país, muitas coisas são um pouco diferentes e não sabemos onde ir ou que prioridades definir. A EURES é uma excelente ajuda para nos orientarmos.»

 

Se tem interesse em trabalhar no estrangeiro, porque não contacta o Conselheiro EURES local?

 

Ligações úteis:

Arbetsförmedlingen

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontre um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

28/03/2019

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.