• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Os candidatos a emprego espanhóis mobilizaram-se rapidamente para conhecer as oportunidades de emprego nas Jornadas de Emprego Espanha-Países Nórdicos

Picture

As Jornadas realizadas em Madrid, em 16 de dezembro, reuniram em Espanha recrutadores da Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Estónia para conhecer pessoas interessadas em mudar-se para o norte da Europa. Cerca de 800 pessoas inscreveram-se para participar neste evento que recebeu 24 expositores, incluindo três empregadores que recrutavam no local.

Estiveram presentes, entre outras empresas, a Manpower, a ADIGA e a Le Pain Français, tendo a EURES convidado profissionais de saúde, engenheiros e chefes de cozinha a participar e descobrir se algum dos empregos propostos correspondiam aos seus perfis. Receberam com satisfação pessoas de outros setores, interessadas na obtenção de aconselhamento especializado.

 

Que dizem os participantes?

O Engenheiro mecânico e civil, Luis de San Vicente, já havia decidido mudar-se para a Noruega no início de 2016. «Esta Feira de Emprego foi muito importante para mim, pois contactei com dois ou três conselheiros EURES e consegui uma série de informações relevantes sobre o trabalho e a cultura na Noruega. Foi realmente muito interessante».

Javier Fabregat ficou satisfeito com a realização de uma entrevista com a Adiga, uma empresa sueca que procura engenheiros para o setor automóvel. Considera que a experiência foi muito positiva, «Perguntaram-me sobre os meus antecedentes, os meus estudos e as razões por que decidi estudar engenharia, bem como sobre a minha experiência profissional.

Fizeram-me igualmente algumas perguntas pessoais sobre os meus conhecimentos da língua, a minha família e a minha disponibilidade real para me mudar. Apressei-me a assegurar-lhes que estava genuinamente interessado em mudar».

Arancha Laínez, que esteve presente para recrutar médicos de família para a região de Västra Götaland, no sul da Suécia, possui a experiência dos dois lados. «Eu própria fui recrutada para a Suécia através da rede EURES há quase 15 anos, e ainda resido no país», explica.

Existe uma necessidade real de médicos de família, e a região oferece apoio prático para a instalação. «Proporcionamos formação gratuita na língua sueca e tentamos fazer uma apresentação tão abrangente quanto possível do sistema de saúde nacional, a fim de permitir que os médicos trabalhem de forma independente, logo que possam», diz Arancha.

 

Muito trabalho que vale a pena

A Conselheira EURES Isabel Garcia foi uma das organizadoras do evento. Mostrou-se, tal como a sua equipa, muito satisfeita com a forma como o evento decorreu. «É necessária muita capacidade de organização para planear e realizar um evento como este, que está igualmente disponível em linha. Há questões técnicas a resolver, juntamente com a necessidade de garantir a participação dos empregadores e dos candidatos a emprego que interessam», explica.

«Mas o número de pessoas que participaram e as reações que recebemos de ambos, recrutadores e candidatos a emprego à procura de novas oportunidades, foram sinais muito positivos. Quando vemos que as pessoas interagem, conversam, participam em entrevistas, percebemos que toda a preparação valeu a pena.

Proporcionar oportunidades é a essência da atividade da EURES», acrescenta Isabel Garcia.

 

Ligações úteis

Jornadas Europeias de Emprego Espanha - Países Nórdicos – Página no Facebook

Viver e trabalhar na Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Estónia

 

Informações adicionais

Encontrar um Conselheiro Eures

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

 

Declaração de exoneração de responsabilidade Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

12/02/2016

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados