• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Seis sugestões para encontrar o percurso profissional certo

Quando se está a começar a carreira profissional, pode ser difícil saber qual o caminho seguir. Aqui ficam as nossas seis melhores sugestões para o ajudar a encontrar o percurso profissional certo.
Picture
  • 1. Pense nos seus objetivos

Pense no que quer da sua carreira. Um objetivo de carreira pode ser uma determinada profissão — talvez tenha sempre sonhado em ser professor, por exemplo — ou uma conquista específica, como formar-se em engenharia ou abrir o seu próprio restaurante. Pode também ser algo muito menos específico — talvez queira seguir uma carreira que envolva ajudar os outros ou fazer uma coisa criativa. Ter objetivos por que ansiar ajuda-o a dirigir o seu percurso profissional.

  • 2. Conheça os seus pontos fortes

Se não tiver objetivos claros em mente, não se preocupe — nem todas as pessoas sabem o que querem fazer nas suas carreiras. Comece por refletir sobre os seus próprios pontos fortes. Gosta de estar com pessoas ou trabalha melhor sozinho? É bom com as palavras ou prefere os números? Gostava de ter um trabalho físico e ativo, ou preferia trabalhar num escritório? Perguntas simples como esta podem ajudá-lo a compreender quais são os empregos que poderão ser bons para si.

  • 3. Consulte o mercado de trabalho

Se estiver aberto a diferentes opções, uma coisa que também pode ajudar é fazer uma pesquisa no mercado de trabalho para ter uma ideia dos setores que vão precisar de mão de obra nos próximos anos e das competências que serão necessárias. Desta forma, pode encontrar uma carreira suscetível de oferecer um grande número de oportunidades interessantes. Depois disso, pode concentrar-se na aquisição das competências e da experiência adequadas para aumentar a sua empregabilidade. Lembre-se de que há muitas potenciais funções de que talvez nunca tenha ouvido falar!

  • 4. Procure traçar um plano, passo a passo

Saber onde quer chegar na sua carreira ajudá-lo-á a preparar o caminho. Pense nos empregos de início de carreira que lhe darão a experiência mais relevante e naqueles para que tem mais qualificações. Para alguns deles pode ser preciso formação académica ou profissional, enquanto outros podem envolver formação no local de trabalho.

Planificar é útil, mas não se sinta pressionado a ter toda a sua carreira planeada. As carreiras constroem-se passo a passo; por isso, encare cada oportunidade de emprego como uma ocasião de adquirir e desenvolver competências «transferíveis» que poderá aplicar em funções futuras.

  • 5. Não tenha medo de mudar de percurso profissional

Pode experimentar um determinado tipo de trabalho ou de setor de atividade e chegar à conclusão de que não é para si. Se assim for, não tenha medo de repensar os seus planos. Quase todos nós queremos ter carreiras estáveis, mas, por vezes, temos de experimentar uns quantos trabalhos para encontrar o emprego certo. Também é normal querer, por vezes, partir para um novo desafio. Se não estiver a gostar do seu trabalho, não tenha medo de mudar de rumo para encontrar o percurso profissional certo para si.

  • 6. Dê prioridade à satisfação profissional

A motivação é uma parte muito importante da vida profissional. Tanto pode traçar grandes objetivos para a sua carreira, como pode encontrar a sua motivação nos pequenos desafios de todos os dias. O mais importante é não perder de vista o que pretende na sua carreira e procurar um emprego que lhe dê satisfação no dia a dia.

 

Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações úteis:

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Autoridade Europeia do Trabalho assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

30/04/2021

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados