Events
Notícias
Seis vantagens de ter empregados que trabalham a partir de casa
Maior qualidade e produtividade
O trabalho à distância permite ao empregados passar mais tempo com as respetivas famílias e entes queridos e manter um bom equilíbrio entre vida profissional e vida privada. Muitos estudos revelam que tal é essencial para se ser mais feliz no trabalho; e trabalhadores felizes produzem trabalho de qualidade superior. Além disso, trabalhar em gabinetes partilhados pode muitas vezes ser menos produtivo devido às distrações e a uma falta de privacidade generalizada.
Mais tempo para o trabalho
Muitos trabalhadores, especialmente os que vivem nas grandes cidades, chegam a passar centenas de horas todos os anos no percurso de casa para o trabalho e do trabalho para casa. A deslocação é não só mental e fisicamente desgastante, como também requer tempo: um recurso valioso para pessoas com cargas de trabalho elevadas. E tal coaduna-se com o ponto acima sobre produtividade.
Mais poupanças para todos
Os regimes de trabalho flexível têm também benefícios financeiros tanto para os empregadores como para os trabalhadores. Com menos pessoas a trabalhar no gabinete, as empresas podem reduzir despesas com serviços ou reduzir o orçamento destinado a refeições ligeiras e a atividades no local de trabalho. Enquanto isso, os trabalhadores podem economizar uma quantia significativa em despesas de deslocamento, na compra de vestuário de trabalho e nas despesas de almoço. Além disso, muitas empresas optam por localizar os seus escritórios em grandes cidades com custos de vida elevados. O trabalho à distância permite aos trabalhadores trabalhar em locais menos dispendiosos, o que lhes permite uma melhor qualidade de vida.
Mais opções de recrutamento
As empresas que permitem o teletrabalho têm mais opções no recrutamento de novos empregados. Os empregadores deixam de estar limitados à contratação de pessoas que vivem a uma distância que permita a deslocação até ao gabinete ou que estão dispostas a mudar de cidade. O teletrabalho permite às empresas encontrar o candidato perfeito, independentemente da sua localização, e poupar dinheiro em pacotes de recolocação.
Menos dias de baixa por doença
Trabalhar com uma constipação ou o estômago perturbado não soa tão mal quando se está a trabalhar a partir de casa. Uma pessoa que esteja ligeiramente doente consegue, na maior parte dos casos, trabalhar, desde que não tenha de deslocar-se até ao gabinete. Tal impede igualmente a propagação de vírus no trabalho.
Temos a tecnologia
A COVID-19 tem sido o principal impulsionador da transformação digital, mostrando às empresas em todo o mundo que os seus funcionários não precisam de estar num gabinete para trabalhar. E, com tantas ferramentas em linha disponíveis, basta uma boa ligação à Internet para os empregados colaborarem e comunicarem à distância, enquanto os empregadores acompanham o seu progresso e monitorizam o seu trabalho.
Não precisa de um gabinete para colaborar com os seus colegas e ser produtivo no trabalho. Leia o nosso artigo sobre Oito boas ferramentas de colaboração em linha para equipas à distância para aprender a ser um membro da equipa, mesmo a partir de casa.
Ligações úteis:
Oito boas ferramentas de colaboração em linha para equipas à distância
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados
Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.