Eures Events Overview is temporarily unavailable.

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Negociação salarial: Por onde devo começar?

Ao longo da sua carreira, poderá ter a oportunidade de negociar o seu salário. Trata-se de uma tarefa delicada. Pede um valor elevado e corre o risco de causar ofensa? Ou pede um valor baixo e corre o risco de subestimar as suas competências? Neste artigo, oferecemos algumas dicas para ajudá-lo a começar.
Picture

Informa-te

Vai querer ir para a negociação com um valor claro do salário - ou faixa salarial - em mente para ter um bom ponto de partida no qual se apoiar. Mas é importante certificar-se que esse valor é realista, caso contrário poderá constatar que a negociação não corre como esperado. Pesquisar cargos semelhantes ao seu e os salários conexos, é uma ótima forma de obter um quadro claro sobre aquilo que deve esperar e dar-lhe-á uma posição de negociação geral mais forte.

 

Saiba o seu valor

Talvez seja muito bom em vendas. Talvez consiga digitar 70 palavras por minuto. Talvez consiga pegar num conceito e transformá-lo em algo mágico. Quaisquer que sejam as suas competências, fazem de si uma mais-valia para qualquer empresa. São também excelentes pontos de negociação, portanto certifique-se de que as tem em conta quando estiver a preparar o seu processo.

 

Deixe que a entidade patronal assuma o comando

Tal como você, a sua entidade patronal terá provavelmente um valor claro de salário em mente. Embora possa ser similar ao seu, também pode ser bastante diferente. Deixá-la que assuma o comando e revele o valor em primeiro lugar permitir-lhe-á ver até que ponto as suas expetativas estão próximas e dar-lhe-á a oportunidade de ajustar o seu próprio valor se assim o pretender.

 

Utilize uma abordagem impessoal

Aquilo que auferimos pode ter um grande impacto em muitas áreas da nossa vida, o que pode tornar a negociação salarial uma experiência muito pessoal. Embora seja algo compreensível, é importante tentar e manter, tanto quanto possível, as emoções fora do processo. Manter-se sereno e calmo ajudá-lo-á a mostrar uma postura profissional suscetível de agradar às entidades patronais. Ao tornar-se emocional, por outro lado, poderá conduzir ao risco de alienar a entidade empregadora e fragilizar a sua negociação.

 

Sem pressas

A negociação salarial pode ser assustadora e angustiante, pelo que poderá ser tentador acelerá-la o máximo possível. Resista a essa tentação! Não se precipite e certifique-se de que inclui todos os pontos que são importantes para si. A última coisa que quer é sair do processo de negociação com arrependimentos.

 

Esperamos que estes conselhos o ajudem a conseguir o salário que pretende. Boa sorte para as suas negociações!

Artigo elaborado em parceria com o EURES, Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações úteis:

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontre um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

07/03/2019

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.