• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Jornada de emprego em linha envia guia turística francesa para os Açores

«Seize the Summer», uma feira de emprego em linha dedicada aos empregos sazonais, deu frutos para uma empresa de turismo portuguesa e uma candidata a emprego francesa.
Picture

A TuriAzores é uma pequena empresa de animação turística dos Açores, especializada em visitas guiadas e atividades ao ar livre. O diretor da empresa pretendia recrutar pessoal internacional e decidiu participar nas Jornadas Europeias do Emprego em linha, conhecida como Seize the Summer, que teve lugar em fevereiro.

 

No próprio dia do evento, a francesa Laura Combrié pesquisava ofertas de emprego na Internet. Encontrou a vaga da TuriAzores para guias turísticos e condutores de minibus e resolver telefonar para a empresa para se candidatar. A empresa demonstrou interesse imediato no perfil de Laura e decidiu contratá-la.

 

A TuriAzores está sediada na Terceira, uma das ilhas do arquipélago dos Açores, no oceano Atlântico. «Somos especializados em passeios pedestres urbanos e de montanha, visitas de minibus e autocarro, etc.. Neste momento, a nossa equipa conta com quatro guias», explica o diretor Miguel Mendonça.

 

«Decidimos participar na jornada de emprego EURES porque precisávamos de contratar uma pessoa fluente em francês ou alemão. Também procurávamos uma pessoa que estivesse aberta a novas experiências e horizontes.»

 

O diretor explica que o processo de recrutamento foi fácil e que não hesitaria em recomendar o evento a outros empregadores ou candidatos a emprego.

 

«Procurava informações sobre o mercado de trabalho nos Açores através do serviço de conversação eletrónica da EURES», refere Laura, de 27 anos, da região francesa de Ardèche. «O conselheiro português que respondeu às minhas perguntas falou-me deste evento e convidou-me a inscrever-me. Encontrei uma lista de empresas para as quais enviei candidaturas espontâneas. Foi difícil entender o funcionamento do serviço de conversação ao início, mas recomendaria este tipo de evento eletrónico, pois é uma nova forma de obter informação.»

 

Laura está agora a receber apoio de O teu primeiro emprego EURES para a mudança para a Terceira e para aprender a língua portuguesa.

 

O evento, destinado às indústrias do turismo e da hotelaria, resultou de uma colaboração entre a EURES Portugal, Croácia, Eslovénia e Espanha, tendo também contado com a participação de Itália, Grécia, Malta e Chipre.

 

«A maioria dos empregadores ficaram impressionados com o número e a qualidade das candidaturas que receberam», afirma Ana Margarida Silva, da EURES Portugal, «e manifestaram interesse em participar em edições futuras».

 

Ligações úteis:

Seize the Summer

TuriAzores – sítio da empresa de turismo

O teu primeiro emprego EURES

O teu primeiro emprego EURES na página da EURES

 

Informações adicionais:

 

Procurar um Conselheiro EURES

 

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

 

Base de ofertas de emprego EURES

 

Serviços EURES para empregadores

 

Calendário de eventos EURES

 

Próximos eventos em linha

 

A EURES no Facebook

 

A EURES no Twitter

 

A EURES no LinkedIn

 

A EURES no Google+

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

 

01/08/2017

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados