• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

A minha história EURES: Javier Cordero

A EURES celebrou recentemente 25 anos. No âmbito das comemorações, os candidatos a emprego foram convidados a partilhar as suas histórias EURES em troca da oportunidade de ganhar prémios fantásticos. Os vencedores já foram anunciados e nos próximos meses iremos apresentar as suas experiências.
Picture

«Qual é a sua história EURES?»

Foi esta a pergunta que o concurso #EURES25 fez aos candidatos a emprego oriundos de toda a Europa. As entradas podiam ser apresentadas sob a forma de um pequeno vídeo ou de uma imagem acompanhada de um resumo sobre a experiência. Os prémios incluíam um curso de línguas de 500 EUR ou uma formação sobre capacidades profissionais.

Os participantes foram levados a refletir sobre a forma como a EURES os ajudou a encontrar o seu emprego de sonho, como os conselheiros da EURES os apoiaram no acesso a formação linguística e na integração no novo país ou como o Portal Europeu da Mobilidade Profissional (portal EURES) e as Jornadas Europeias de Emprego (em linha) abriram oportunidades de emprego únicas.

Os três vencedores do concurso foram anunciados na cerimónia de entrega dos prémios no 25.º Aniversário da EURES, em Bruxelas, em 30 de janeiro. O primeiro foi Javier Cordero. Aqui fica a sua história.

 

Nome: Javier Cordero

Nacionalidade: espanhola

Tipo de entrada: vídeo

 

Perfil:

Olá a todos, chamo-me Javier Cordero e sou um dos cidadãos europeus que teve a sorte de participar no programa europeu «O meu primeiro emprego EURES».

Foi na Internet que ouvi falar pela primeira vez da EURES. Como tinha muita curiosidade e interesse em trabalhar fora do meu país, decidi dar o salto e candidatar-me a um emprego.

Consegui uma oportunidade como fisioterapeuta em Berlim. Trabalhei muito e, um ano depois, recebi uma proposta de um clube de futebol profissional, também para fisioterapeuta. Não hesitei em aceitar.

Graças a este programa, todos os europeus têm a oportunidade de ir viver para outro país, aprender uma nova língua e beneficiar de apoio financeiro, o que é um privilégio.

 

Foi lançado um concurso semelhante para empregadores, que os desafiou a enviar uma fotografia que representasse o que a liberdade de circulação significa, no seu entender. O prémio consistia em vales no valor de 500 EUR. Os três vencedores foram também anunciados durante a cerimónia de entrega de prémios.

Para mais informações sobre os empregadores vencedores, bem como os outros dois candidatos a emprego, consulte o sítio Web da EURES.

 

O concurso #EURES25 fazia parte de uma campanha de promoção e celebração do 25.º aniversário da rede EURES. Lançada em 1994, a rede EURES já inclui 32 países e mais de mil conselheiros. Até à data, há mais de 3,6 milhões de oportunidades de emprego e 15 500 empregadores registados no Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

Na perspetiva dos próximos 25 anos, a rede dará o impulso necessário para garantir que muitos potenciais candidatos a emprego e empregadores conheçam a EURES, aquilo que representa e a forma como os pode ajudar nas suas trajetórias de vida ou nos seus procedimentos de contratação.

 

Ligações úteis:

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

14/04/2020

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.