• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Mudar-se para outro país em segurança em tempos de COVID-19

Ir trabalhar para outro país pode ser um processo difícil em qualquer circunstância, mas a pandemia de COVID-19 tornou isso ainda mais difícil. Hoje mais do que nunca, é importante pesquisar antes de fazer as malas. Seguem-se quatro dicas importantes para quem pretende ir trabalhar para outro país em segurança em tempos de COVID-19.
Picture

Pesquise

Quando se trata de mudar de país em tempos de COVID-19, o mais importante é saber como chegar ao destino de forma segura, o que inclui saber se esse país ou região está a aceitar chegadas, se existe alguma obrigação de quarentena aplicável no seu caso e quais as medidas de segurança que terá de cumprir. O desconhecimento das normas locais não só o coloca em risco a si e à sua família, como pode dar lugar ao pagamento de multas.

Em tempos de COVID-19, é importante saber quais as medidas de segurança em aplicação no país de destino. Your Europe, Eurodesk e a página Viajar durante a pandemia de coronavírus da Comissão Europeia prestam um aconselhamento valioso sobre viagens e aplicações nacionais de localização de contactos. Outra ferramenta em linha de utilidade é a Re-open EU, que fornece informações sobre as diferentes condições e restrições existentes em toda a Europa. Este sítio Web interativo informa sobre as eventuais restrições de entrada em aplicação, bem como sobre as mais recentes orientações locais sobre viagens, medidas de segurança e potenciais riscos para a saúde.

 

Fale com o seu empregador sobre o apoio disponível

Se necessitar de orientação em relação a aspetos jurídicos ou administrativos, também pode contactar o conselheiro EURES local, que terá todo o gosto em prestar-lhe um apoio personalizado. Informe-se junto do seu empregador sobre questões pertinentes antes de se mudar para o país de destino, para que possa perceber melhor o tipo de apoio que poderá esperar ao instalar-se. É possível que, durante a pandemia de COVID-19, não possa comparecer no local de trabalho ou que haja dificuldades nas deslocações para o mesmo. Pergunte ao seu empregador o que acontecerá nestas circunstâncias. Saiba se lhe será fornecido o equipamento adequado para trabalhar em casa se não puder deslocar-se ao escritório devido à pandemia, quais as políticas da empresa em matéria de trabalho em casa e trabalho flexível e quais as medidas de resposta à pandemia adotadas.

 

Procure empresas com práticas seguras

A pandemia obrigou as empresas a alterar a sua forma de trabalhar em todo o mundo.  Algumas encerraram por completo, outras alteraram os horários de trabalho e introduziram novas normas e regulamentos. Se recorrer a uma empresa de mudanças para o ajudar a instalar-se, certifique-se de que a mesma cumpre procedimentos de segurança, tais como a minimização de contactos físicos e a utilização de equipamento de proteção individual.

 

Mantenha-se atualizado até ao momento da mudança

Uma característica constante da pandemia de COVID-19 é a mudança, o que torna mais difícil saber com o que contar quando se viaja. A melhor forma de evitar surpresas indesejáveis ao mudar-se para outro país é manter-se ativamente informado. Recomendamos a consulta regular de sítios Web relacionados com viagens, tais como o Re-open EU, uma vez que são atualizados em permanência com as mais recentes orientações de cada país. Outra forma de se manter atualizado é seguir de perto as notícias nacionais do país de destino, ativando as notificações em aplicações de notícias no seu smartphone. Poderá assim ficar a conhecer as últimas notícias, como eventuais alterações às orientações locais, logo que são publicadas e planear a sua mudança em conformidade.

 

Para mais informações sobre o planeamento da sua viagem nestes tempos de incerteza, consulte os nossos Cinco aspetos a considerar se viajar em tempos de COVID-19

 

Ligações úteis:

Re-open EU

Your Europe

Eurodesk

Viajar durante a pandemia de coronavírus

Cinco aspetos a considerar se viajar em tempos de COVID-19

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias de Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

22/10/2020

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.