• Eventos

Notícias


Back

Como recrutar eficazmente com a ajuda da EURES durante a pandemia

A pandemia de COVID-19 afetou os ambientes de trabalho em todo o mundo, transformando o modo de recrutamento das empresas. Fique a conhecer as nossas cinco melhores dicas para continuar a recrutar neste ambiente difícil.
Picture

Faça uma avaliação das competências de que a sua empresa necessita

Para recrutar eficazmente e atrair os candidatos certos, deve ser capaz de descrever exatamente o que procura. A pandemia de COVID-19 pode ter afetado as profissões tradicionais e ter aberto novas perspetivas na sua empresa e, por isso, vale a pena reavaliar que competências são necessárias. Deverá identificar novas potenciais profissões e considerar as respetivas competências e funções para encontrar as pessoas certas para elas.

 

Utilize a vasta base de dados EURES

O portal EURES articula-se em torno da mobilidade profissional e tem experiência no ajustamento entre a oferta e a procura de emprego. Com mais de 600 000 CV disponíveis e um processo de pesquisa de fácil utilização, pode perfeitamente ajudá-lo a encontrar, de forma mais eficaz, o seu próximo colaborador. A função de pesquisa «Pesquisar candidatos» permite-lhe visar candidatos específicos com base nas suas competências, nos seus conhecimentos linguísticos e na sua experiência e formação, entre outros critérios.

 

Alargue a sua pesquisa

A pandemia de COVID-19 levou à adoção de políticas de trabalho flexível alargadas e em maior número. No caso de o ponto de vista da sua empresa sobre o trabalho flexível ter evoluído, poderá, com certeza, ir mais além do que o habitual na sua pesquisa para encontrar o candidato que lhe convém. Em vez de limitar a pesquisa à sua região, pode utilizar o Portal EURES para ultrapassar as barreiras geográficas e privilegiar as competências em lugar da proximidade. Os conselheiros EURES podem fornecer-lhe informações e conselhos pertinentes sobre a forma de recrutar novos trabalhadores e de preencher as suas ofertas de emprego com os candidatos adequados de toda a Europa.

 

Conceba um plano recrutamento virtual

Com a incerteza criada pela pandemia de COVID-19, é essencial que as empresas disponham de processos online para continuar a recrutar. É possível que os potenciais candidatos não possam deslocar-se para as entrevistas e estejam sujeitos a medidas de afastamento social por causa de restrições locais. O facto de organizar processos de recrutamento online e de entrevistar candidatos através de plataformas como, por exemplo, Zoom, Skype e Microsoft Teams, permite não só ultrapassar as dificuldades devidas à pandemia de COVID-19, mas também poupar tempo e dinheiro a todas as pessoas envolvidas.

 

Participe nos eventos virtuais EURES

A EURES acolhe uma série de eventos virtuais que põem em contacto empregadores e candidatos a emprego de todo o mundo. As feiras de emprego virtuais constituem as oportunidades ideais para publicitar a sua oferta de emprego e chegar ao público adequado de candidatos a emprego. Os eventos têm lugar num momento preciso, permitindo aos participantes interagir com os empregadores em tempo real e esclarecer as suas dúvidas. Enquanto empregador, também pode dar informações aos participantes sobre a sua empresa e o seu ambiente de trabalho, bem como sobre as vagas disponíveis. Os eventos em linha podem rapidamente dar origem a candidaturas a emprego, pois os participantes têm a possibilidade de carregar os CV e apresentar candidaturas no decurso do evento.

 

Para mais informações sobre o recrutamento com a EURES, leia o nosso artigo Como pode a EURES ajudá-lo a recrutar novos candidatos na Europa.

 

Ligações úteis:

Zoom

Skype

Microsoft Teams

Localizar candidatos

Eventos EURES

Como pode a EURES ajudá-lo a recrutar novos candidatos na Europa

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias de Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

19/11/2020

declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.