• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Como preparar o CV para uma pesquisa de emprego após a COVID-19

À medida que o mundo recupera da pandemia de COVID-19, os empregadores procuram determinadas competências quando recrutam novos candidatos. Quando elaborar o CV para a próxima pesquisa de emprego, consulte as nossas cinco melhores dicas que o ajudarão a destacar-se.
Picture

Inclua várias competências digitais

Quanto mais competências digitais tiver, melhor! As empresas em todo o mundo passaram a trabalhar à distância quase de um dia para o outro, a fim de proteger os seus trabalhadores da COVID-19. Apoiaram-se, mais do que nunca, na tecnologia, e não se espera que a situação mude depois da pandemia. Quanto mais competências digitais tiver, maior é a probabilidade de ter êxito na pesquisa de emprego. Os empregadores irão avaliar a experiência adquirida com novas ferramentas em linha, bem como com o tradicional Microsoft 365. Certifique-se de que sabe partilhar o seu ecrã e familiarize-se com ferramentas populares de colaboração em linha, como Microsoft Teams e Zoom.

 

Destaque a sua flexibilidade

Para sobreviver à pandemia, as empresas tiveram de ser flexíveis. Adotaram novas formas de trabalhar num espaço de tempo muito curto. Algumas empresas deixaram de fabricar os seus produtos habituais e começaram a produzir novos artigos para satisfazer novas exigências, como as máscaras faciais e o desinfetantes para as mãos. A sua flexibilidade permitiu-lhes continuar a pagar as faturas. A necessidade de adaptação de muitas empresas faz com que procurem pessoas que, de igual modo, saibam adaptar-se à suas necessidades, sempre que necessário. Precisam de pessoas capazes de aprender novas competências e superar desafios e que gostem de trabalhar em diferentes ambientes de trabalho.

 

Demonstre boa comunicação

A comunicação presencial está a tornar-se menos frequente à medida que o trabalho à distância se torna mais popular. Com mais oportunidades de flexibilidade no trabalho, são essenciais boas competências de comunicação. É importante demonstrar fortes competências de comunicação em todas as fases do processo de candidatura, começando com o próprio CV. As suas competências e qualidades devem ser apresentadas de forma clara e formal. O seu CV é o instrumento ideal para enumerar os métodos que utiliza para comunicar, incluindo as ferramentas em linha. Se tiver alguma experiência com a utilização de ferramentas de comunicação em linha, certifique-se de que as inclui!

 

Revele inteligência emocional

À medida que o trabalho à distância aumenta, a inteligência emocional torna-se mais importante. Terá de ser capaz de gerir emoções e de motivar-se a si próprio (e, por vezes, os outros) quando estiver fora do gabinete e longe dos seus colegas. Mostrar que é capaz de construir relações e apoiar a sua equipa quando trabalha à distância constitui uma grande vantagem!

 

Prove que pensa de forma crítica

A pandemia de COVID-19 ensinou-nos que o pensamento crítico é uma competência fundamental. Em tempos de incerteza, os pensadores críticos provaram ser trabalhadores valiosos, encontrando soluções para desafios inesperados. Mesmo em situações imprevistas, é importante não entrar em pânico e tomar decisões racionais.

 

Por isso, deixamos aqui as nossas cinco melhores dicas quando elaborar o CV para a próxima pesquisa de emprego após a COVID-19. Para mais informações úteis sobre o trabalho à distância, consulte Manter a produtividade em teletrabalho.

Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações úteis:

Microsoft 365

Microsoft Teams

Zoom

Manter a produtividade em teletrabalho

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

21/08/2020

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.