• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Como organizar uma entrevista de emprego em linha bem conseguida

A COVID-19 obrigou muitos empregadores a mudar para as entrevistas de trabalho em linha. Para quem não está familiarizado com o processo, pode causar apreensão lidar com os aspetos sociais e tecnológicos envolvidos. Aqui ficam as nossas sugestões para organizar uma entrevista de emprego em linha bem conseguida.
Picture

1. Estabeleça um procedimento e comunique-o claramente

Assegure que um procedimento para as entrevistas em linha foi estabelecido e claramente comunicado aos membros da sua equipa de recrutamento, bem como aos candidatos. Pode ser, por exemplo, um documento conjunto dos serviços que explique detalhadamente as transformações importantes na base da mudança para as entrevistas em linha, ou uma nota nos anúncios de emprego a indicar que as entrevistas para um dado cargo serão realizadas digitalmente. Exemplos de aspetos pertinentes a referir são as boas práticas de entrevista a ter em consideração, nomeadamente, colocar o telefone e as notificações em silêncio, bem como os sinais não verbais (o contacto visual através da câmara, a expressão facial, etc.). Documentar e comunicar o processo contribuirá para reduzir ao máximo a possibilidade de confusões e perturbações, tanto para os entrevistadores como para os entrevistados.

2. Envie aos candidatos instruções passo-a-passo

Envie aos candidatos instruções passo-a-passo para o processo de entrevista com uma antecedência considerável. Tendo em conta o grande número de plataformas de videoconferência disponíveis, alguns candidatos poderão não estar familiarizados com a plataforma escolhida por si. Indique o software que poderão ter de descarregar, bem como se terão de ter um nome de utilizador e uma palavra-passe. Aproveite também para definir as expectativas da sua equipa em relação às entrevistas aos candidatos. Os entrevistadores irão pedir um portefólio de trabalho ou pedir aos candidatos que realizem uma prova escrita? A que horas começará e terminará a entrevista e por quem será dirigida?

Pondere pedir aos candidatos para se conectarem uns minutos antes da hora marcada para ter a certeza de que tudo funciona corretamente. Por precaução, pode também indicar um número de telefone adicional para o qual os candidatos o poderão contactar e sugerir-lhes que façam o mesmo.

3. Pratique

Encoraje os entrevistadores a praticar a entrevista com um colega antes das reuniões com os candidatos. Os problemas de ligação podem transmitir uma má imagem da sua empresa; por isso, os entrevistadores já devem conhecer bem a tecnologia utilizada para conseguirem resolver eventuais problemas. Deverão verificar, por exemplo, se o microfone do computador, a câmara Web, o som e a ligação Internet estão a funcionar corretamente.

4. Seguimento

Depois da entrevista em linha, envie ao candidato uma nota de agradecimento pelo tempo dispensado. Poderá também pedir-lhe que dê a sua opinião sobre o processo de entrevista mencionando os aspetos que acha que correram bem e os que podem ser melhorados. Isto permitirá melhorar a experiência para futuros candidatos.

Informe os candidatos dos passos que se seguirão, incluindo a data provável de comunicação do resultado da entrevista e se poderão ser necessárias outras entrevistas, avaliações ou verificações.

Esperamos que estas sugestões o ajudem a organizar uma entrevista de emprego bem conseguida!

Para mais conselhos sobre a forma de fazer face ao impacto da pandemia no mundo do trabalho, consulte as nossas 7 dicas mais importantes para reduzir a ansiedade provocada pelo regresso ao escritório.

 

Ligações úteis

As 7 dicas mais importantes para reduzir a ansiedade provocada pelo regresso ao escritório

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

15/07/2021

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados