• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Como tornar o seu espaço de trabalho em casa mais amigo do ambiente

No último ano, o trabalho em casa passou a ser a nova normalidade devido à pandemia de COVID-19 e, para muitos trabalhadores, vai continuar a ser assim nos próximos tempos. Para maximizar a sua produtividade e ajudar o planeta, torne o seu espaço de trabalho em casa mais amigo do ambiente com as nossas cinco dicas simples.
Picture

1. Utilize mobiliário de escritório usado

Antes da pandemia, muitos de nós nem imaginávamos vir a trabalhar em casa e rapidamente percebemos que não estávamos preparados para isso. À medida que o tempo passava, tornou-se cada vez menos sustentável trabalhar à mesa de jantar e começámos a precisar de mobiliário mais confortável. Em vez de comprar secretárias e cadeiras novas, procure alternativas em segunda mão na Internet ou em lojas de caridade. Seja o estilo vintage ou um modelo mais moderno, nunca se sabe o que se pode encontrar.

2. Prefira dispositivos com eficiência energética

Quando vamos para o trabalho desligamos tudo em casa antes de sair, mas quando trabalhamos em casa talvez tenhamos de manter as luzes ligadas durante todo o dia. Obviamente, deixar as luzes e dispositivos elétricos como computadores sempre ligados vai consumir mais energia, o que terá impacto na conta da eletricidade. Embora o seu empregador até possa contribuir para pagar o aumento na conta mensal, há pequenos gestos que podem ajudar a reduzir os custos e ao mesmo tempo ajudar o planeta, como colocar a secretária perto de uma janela com bastante luz natural ou instalar lâmpadas LED, de eficiência energética.

3. Dispense a impressora

Utilizar uma impressora em casa pode ter um impacto significativo no ambiente, uma vez que a maior parte dos tinteiros não são recicláveis. Se não for possível trabalhar sem impressora, pondere utilizar tinteiros reciclados, que são vendidos após voltarem a ser enchidos. Não só são mais amigos do ambiente como são frequentemente muito mais baratos. Também pode começar a utilizar papel reciclado, se não for já o caso.

4. Evite comprar o almoço todos os dias

Comprar o almoço no trabalho é muitas vezes uma opção mais fácil e conveniente, especialmente quando há um supermercado ou um café nas redondezas, mas as sandes e saladas pré-confecionadas usam muitas embalagens de plástico. Preparar as refeições em casa é uma forma fácil de reduzir o lixo diário e poupar dinheiro. Outra forma de gerar menos lixo é preparar em casa o chá ou café da manhã em vez de o comprar no caminho para o trabalho. Uma menor utilização de copos e embalagens descartáveis poupa energia e ajuda a reduzir a poluição. Os recipientes reutilizáveis e os sacos para sandes são uma ótima alternativa ao plástico descartável para acondicionar o almoço.

5. Invista na natureza

Tornar o seu espaço de trabalho mais verde tem um verdadeiro significado, não é um mero lugar-comum. As plantas não só enfeitam a sala, como melhoram a qualidade do ar, purificando-o e transformando o dióxido de carbono em oxigénio. Isto ajuda a reduzir o stress, tornando o ambiente mais saudável e deixando-o a si mais feliz. Os lírios e a planta-aranha são opções populares como plantas de escritório.

Estas são cinco das nossas melhores dicas para tornar o seu espaço de trabalho em casa mais amigo do ambiente. Agora é pô-las em ação!

Artigo elaborado em parceria com o EURES, Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações úteis:

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Autoridade Europeia do Trabalho assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

28/05/2021

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados