• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Manter a produtividade em teletrabalho

Sabemos que pode ser difícil trabalhar de forma produtiva num local diferente. Não deixe de ler os nossos quatro conselhos para manter a concentração.
Picture

Siga uma rotina

Quando fica em teletrabalho, é importante continuar a pôr o despertador, vestir-se e seguir a rotina normal. Apresentar-se como se fosse para o escritório pode ajudá-lo a sentir-se profissional e a ficar compenetrado. Mesmo não tendo de se deslocar para o trabalho, fixe uma hora para começar. Criar e manter uma estrutura podem fazer a diferença entre um dia produtivo e um dia improdutivo.

 

Crie um espaço de trabalho

Para se manter motivado ao longo do dia, poderá ser necessário arrumar uma divisão da casa e criar um espaço de trabalho, por exemplo, um escritório com uma secretária ou uma configuração mais inovadora na sala de jantar. A divisão com menos ruído ou vista para o jardim vai ajudá-lo a concentrar-se mais do que o sofá em frente à televisão. O importante é evitar e minimizar tudo o que o distraia das suas tarefas.

Quando entrar no espaço de trabalho, entre para trabalhar. Quando precisar de descansar, vá para outra divisão.

 

Programe intervalos

Faça o mesmo intervalo para almoço que costumava fazer e estabeleça breves intervalos regulares (por exemplo, um intervalo de 10 minutos por cada duas horas de trabalho). Separar claramente trabalho e intervalos promove a atenção. Os horários ajudam-nos a saber quando temos de estar concentrados e quando podemos descansar, contribuindo para o aumento da produtividade nos períodos de concentração do nosso dia.

 

Fale com os colegas

Poderá ter a sensação de não estar a trabalhar se não estiver sentado ao lado dos seus colegas, mas também pode interagir com eles à distância. Convide-os para uma reunião ou conferência por Skype para trocar ideias sobre o projeto em que está a trabalhar. Sentir-se-á assim mais motivado para aumentar a produtividade. Ver os colegas também ajudará a recordar que, mesmo fora do escritório, está no trabalho.

 

Manter a produtividade a trabalhar em casa ou à distância nem sempre é fácil, mas se seguir estes quatro conselhos e mantiver a estrutura do seu dia de trabalho, seguramente conseguirá alcançar os seus objetivos diários.

 

Informações adicionais:

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

27/03/2020

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.