Eures Events Overview is temporarily unavailable.

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Ajudar a Europa a abraçar as mais recentes tecnologias

A impressão 3D (a três dimensões) é uma indústria em rápido crescimento que gera cada vez mais postos de trabalho e oportunidades de emprego de ano para ano. Para tirar partido destas oportunidades, as pessoas precisam das competências e dos conhecimentos adequados. É aqui que entram em jogo projetos como o 3D-Help.
Picture

Financiado com o apoio do programa Erasmus+, o projeto 3D Help foi iniciado em novembro de 2017. «O principal objetivo do projeto é tornar os adultos mais competentes na área das tecnologias digitais», explica Lucie Marková, da European Development Agency. «Estamos a criar programas de estudo e cursos inovadores orientados para a impressão 3D. Estes recursos, gratuitos e acessíveis a todos, permitirão dotar os adultos de competências específicas relacionadas com as TIC, a engenharia e a tecnologia».

A European Development Agency da República Checa é a principal parceira do projeto; outros parceiros incluem a SC Ludor Engineering SRL, da Roménia, a Macdac Engineering Consultancy Bureau Ltd (Malta), oSocial Innovation Fund (Lituânia) e a Strojarska Technicka Skola Fausta Vrancica (Croácia). Esta combinação de competências especializadas de vários Estados-Membros representa uma parte importante da 3D Help.

«O projeto é realizado à escala transnacional, pois isso permite que parceiros de diferentes países com competências complementares e interesse na formação de adultos se agrupem», refere Lucie. «Podem intercambiar conhecimentos, melhores práticas e recursos para contribuir para o desenvolvimento do conjunto de ferramentas de formação.».

O conjunto de ferramentas de formação a que Lucie se refere inclui orientações sobre a utilização da impressão 3D na educação de adultos, estudos de casos de impressão 3D para a educação de adultos, o programa de um curso de impressão 3D para adultos, um guia de impressão 3D para formadores e um sistema de aprendizagem online para a formação de adultos. Os prestadores de serviços de educação de adultos na UE poderão utilizar o conjunto de ferramentas para desenvolver os seus próprios conhecimentos e competências — e transmitir essa aprendizagem a outros.

«Esperamos que os educadores qualificados, graças ao projeto, motivem um grande número de participantes a desenvolverem as suas aptidões e competências e a participarem mais ativamente na aprendizagem».

O projeto 3D-Help tem em mente a realização de uma série de objetivos claros até outubro de 2019, data em que projeto termina. «Cerca de 2500 pessoas receberão boletins informativos do projeto», acrescentaLucie, «e 1000 pessoas receberão um folheto com a descrição do projeto. No total, 240 pessoas participarão em cinco seminários práticos adaptados aos grupos-alvo. E um mínimo de 500 pessoas da UE seguirão a o curso online 3D Help».

Está igualmente prevista a realização de um seminário nos cincos países, no final do projeto, destinado aos peritos, aos formadores e prestadores na área da educação de adultos. Estes workshops serão utilizados para partilhar a aprendizagem e divulgar o conjunto de ferramentas, e os participantes terão a oportunidade de interagir com os formadores, observar o funcionamento de impressoras 3D e testar diretamente os materiais de formação.

«A Europa encontra-se na fase inicial da quarta revolução industrial que visa explorar as tecnologias digitais no sentido de melhorar os níveis de produtividade e de crescimento», conclui Lucie. «Este projeto contribui para ajudar os adultos a adquirir mais competências nestas tecnologias digitais e permite-lhes acompanhar a evolução da indústria de impressão 3D em rápido crescimento.»

 

Ligações úteis:

Sítio Web do Projeto

Página do Projeto no Facebook

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

12/04/2019

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.