• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Expatriados felizes partilham o seu «Big Danish Moment»

O «My Big Danish Moment» é uma série de vídeos curtos com o testemunho de expatriados que escolheram viver e trabalhar na Dinamarca.
Picture

Os vídeos são publicados no sítio Web do Workindenmark, que faz parte da rede EURES, e no Ministério do Trabalho dinamarquês.

À medida que os expatriados falam sobre os seus desafios laborais e vida familiar, surgem vários fatores comuns: o estilo de vida, o sentido de comunidade e a ausência de hierarquia, o que significa que qualquer pessoa pode alcançar o que deseja.

Os engenheiros portugueses Cristina Ferreira e Pedro Santos tiveram uma impressão positiva dessa igualdade. «A empresa é bastante horizontal. Podemos falar com todos os colaboradores e todos os colaboradores podem apresentar sugestões e chegar junto do chefe e dizer "devíamos melhorar isto"», diz Cristina. «A Dinamarca é um país pequeno, tal como Portugal, mas tem imensas empresas fortes; por isso, acho que é o local certo para um engenheiro.»

A experiência da geocientista alemã Hannes Koopmann foi parecida: «Se queremos responsabilidades, estamos no sítio certo. Uma impressão muito boa com que fiquei ao trabalhar na Dinamarca é a hierarquia horizontal...pode falar-se com qualquer superior frente a frente.»

Para a médica espanhola Maria Perez, poder trocar o seu trajeto de três horas para o trabalho por uma rápida viagem de bicicleta é uma das muitas mudanças que transformaram a vida da sua família desde que se mudaram para a Dinamarca. «Decidi vir para a Dinamarca porque precisava de uma mudança na minha vida,» recorda.

«Na Dinamarca há sempre uma elevada procura de candidatos altamente qualificados, sobretudo engenheiros, especialistas informáticos, especialistas em ciências da vida e médicos», afirma Shoji Igi, da Agência Dinamarquesa para o Mercado de Trabalho e o Recrutamento em Copenhaga.

Além dos vídeos com os testemunhos dos expatriados, a Workindenmark tem uma série de vídeos tutoriais que explicam os processos que os candidatos a emprego internacionais consideram geralmente difíceis ou com os quais não estão familiarizados. Disponibilizam apoio relacionado com aspetos como utilizar a base de dados de ofertas de emprego e preparar uma carta de apresentação.

Na Dinamarca, o processo de candidatura poderá ser diferente daquilo a que estão habituados, explica Shoji. «Na sua procura de emprego, muitos candidatos internacionais ficam surpreendidos com o facto de que a sua candidatura e currículo devem estar especificamente adaptados para os anúncios de emprego aos quais se estão a candidatar e o facto de ser prática comum telefonar aos potenciais empregadores futuros antes de enviar uma candidatura.» 

 

Ligações úteis:

«My Big Danish Moment» série de vídeos

Ministério do Trabalho dinamarquês

 

Informações adicionais:

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer responsabilidade relativamente aos sítios de terceiros acima mencionados.

10/05/2018

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.