• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Equipas de parques de safari alemães em parceria com a EURES para contratar candidatos a emprego italianos

Em fevereiro, pessoal da rede EURES da Zentrale Auslands- und Fachvermittlung (ZAV) na Baixa Saxónia-Bremen, Alemanha, formaram parceria com um dos maiores parques de safari da Europa para acolher dois eventos de recrutamento na Itália.
Picture

A coordenadora Marianne Perrin e a sua colega Stephanie Diegel organizaram eventos nas cidades italianas de Ancona e Macerata em colaboração com o Serengeti Park. Foram apoiadas por colegas da EURES Itália, que estavam em contacto com candidatos a emprego italianos e convidaram 27 candidatos para o evento, como parte de um processo de pré-seleção.

No evento, uma introdução geral do pessoal da EURES sobre a ZAV foi imediatamente seguida de entrevistas com representantes do parque. No final dos eventos, 14 candidatos, mais de metade dos presentes, tinham sido contratados!

 

Uma oportunidade inesperada, mas ideal

Serena foi uma das participantes bem-sucedidas que participou no evento em Macerata. Licenciou-se há dois anos em hotelaria, mas o seu sonho era trabalhar com animais. Quando ouviu falar do evento no Facebook, a oportunidade de trabalhar para um parque de safari parecia ideal.

«Quando li sobre este projeto, pensei imediatamente que seria perfeito para mim! Assim, podia combinar o meu diploma da escola de hotelaria com a minha enorme paixão pelos animais», explica. «O evento foi muito bonito», afirma, acrescentando que «tudo foi ilustrado na perfeição, começando por um discurso geral sobre a Alemanha e terminando com  informações detalhadas sobre o salário e os impostos».

 

A linguagem partilhada cria um clima de confiança imediato

Uma outra participante, Maria, também descobriu o evento através do Facebook. Maria afirma que gostou realmente do evento «porque a atmosfera não era demasiado formal e estavam todos interessados em encontrar um emprego que pudesse realmente adequar-se ao meu perfil.»

Conforme explica Marianne, «o empregador tinha possibilidade de contratar igualmente candidatos com poucos ou nenhuns conhecimentos de alemão, uma vez que os proprietários do parque são uma família italiana e alguns administradores falam italiano.»

«Um deles esteve connosco e organizou uma apresentação em italiano e realizou também entrevistas com candidatos sem conhecimentos de alemão. Esta é, evidentemente, uma grande vantagem para construir uma atmosfera de confiança.»

Marianne afirma que a mudança para a Alemanha representa «uma excelente oportunidade para resolver uma situação de desemprego, aperfeiçoar a língua alemã e viver uma experiência internacional com poucos riscos pessoais e muitas oportunidades».

Muitos dos postos de trabalho no parque são sazonais, embora também possa haver oportunidades de permanecer a mais longo prazo. Isto adapta-se a Serena e Maria, que preferem ver como as coisas correm antes de tomar decisões a longo prazo.

 

Apoio da iniciativa «O teu primeiro emprego EURES»

Tanto Serena como Maria tencionam mudar-se para a Alemanha para começar a trabalhar em abril. Para se prepararem para a mudança, estão a participar num curso intensivo de língua alemã totalmente remunerado, suportado pelo programa «O teu primeiro emprego EURES».

Para Serena, a oportunidade de trabalhar na Alemanha surgiu como uma surpresa, mas foi uma oportunidade que não podia rejeitar: «Para ser honesta, nunca pensei que a Alemanha fosse um país onde pudesse trabalhar e viver, mas não podia perder a oportunidade. Espero que este meu testemunho possa ajudar alguém a seguir este caminho que, para mim, foi como uma dádiva.»

 

Após esta iniciativa bem-sucedida, Marianne e os seus colegas da ZAV  planeiam realizar mais eventos semelhantes na Itália com empregadores do setor hoteleiro alemão.

Se quiser ficar informado sobre os próximos eventos, certifique-se de que segue a ZAV no LinkedIn, registe-se no portal EURES e contacte o seu conselheiro EURES local.

 

Ligações úteis:

Zentrale Auslands- und Fachvermittlung (ZAV)

A EURES no Facebook

O teu primeiro emprego EURES

A ZAV no LinkedIn

Portal EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de empregoEURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

02/05/2019

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.