• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Quatro dicas para escrever um CV quando se tem pouca experiência

Quando se tem pouca experiência, pode ser difícil saber o que colocar no CV. Felizmente, a experiência não é tudo. Leia as nossas quatro melhores dicas para o ajudar a passar de um formulário de candidatura a uma entrevista!
Picture

1.   Indique competências em vez de funções desempenhadas

Depois de ter lido os requisitos da função a que se pretende candidatar, pense nas competências que já possui e que poderão ajudar no trabalho. Estas podem incluir competências que desenvolveu enquanto estudava ou quando tinha um trabalho a tempo parcial. Trabalhar com pares em projetos educativos envolve frequentemente trabalho de equipa, liderança e gestão de tempo e qualquer trabalho envolve geralmente organização (chegar a horas), responsabilidade e capacidade de comunicação. Pense nas competências que possui e naquelas que imagina serem necessárias no trabalho ao qual se está a candidatar. Incluir apenas as competências relevantes ajudará a que o seu CV pareça talhado para o trabalho.

 

 

2.   Inclua palavras-chave relevantes

A pessoa que irá analisar o seu CV estará à procura de certas palavras-chave. Não se trata apenas de qualificações e competências. Procurar-se-á também palavras como «alcançado», «motivado», «melhorado» e «iniciado». Se conseguir pensar num exemplo que demonstre que alcançou algo ou motivou alguém em qualquer tipo de atividade, adicione-o ao CV. Estas palavras destacar-se-ão e mostrarão ao empregador que é capaz de tomar iniciativa e encontrar soluções. Quando se tem pouca experiência, também é útil salientar que se tem vontade de aprender.

 

3.   Acrescente alguma personalidade

Os CV estão frequentemente repletos de factos, pelo que é importante mostrar também ao leitor quem é como pessoa. Procure ser criativo com o formato e explicar as suas características, para além das suas competências. Quaisquer lacunas que tenha em termos da experiência que o empregador procura poderão ser compensadas com personalidade! Mais do que qualificações, os recrutadores procuram candidatos que se enquadrem bem no ambiente de trabalho, pelo que mostrar quem é pode ser uma boa ajuda.

 

4.   Peça a alguém que o leia

É sempre boa prática pedir a alguém conhecido para verificar o seu trabalho, e isto é especialmente importante quando se trata de um CV. Até uma pequena gralha pode influenciar a decisão do empregador sobre a sua candidatura. Para além de verificarem a existência de erros, membros da família, amigos ou antigos colegas de trabalho podem ser capazes de sugerir competências ou experiências que se tenha esquecido de referir. Pedir conselhos e obter uma perspetiva diferente sobre o CV pode ser muito importante, e acrescentar uma experiência esquecida pode melhorar as suas hipóteses de obter o emprego.

Em vez de chamar a atenção para a sua experiência limitada, mostrar às pessoas o que sabe fazer e quem é acabará por ajudar o seu CV a atrair mais atenção. Assim, pondere a inclusão de competências relevantes, usando as palavras certas, acrescentando alguma personalidade e obtendo uma segunda opinião.

 

O Europass é uma ferramenta online gratuita que pode ajudá-lo a elaborar um CV eficaz. Se está interessado em trabalhar no estrangeiro, um Conselheiro EURES poderá também ajudá-lo a melhorar e adaptar o seu CV. Saiba mais aqui. Boa sorte na sua procura de emprego!

Em parceria com a EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações úteis:

Microsoft Word

Europass

EURES Notícias

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

26/02/2021

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados