• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Quatro dicas importantes para voltar a receber os trabalhadores em locais de trabalho pós-COVID-19

Durante a pandemia, muitas pessoas trabalharam em casa. Mas agora, à medida que se aligeiram as restrições, os trabalhadores preparam-se para regressar ao local de trabalho e talvez não saibam muito bem o que esperar. Seguem-se as nossas quatro dicas mais importantes para voltar a receber os trabalhadores no local de trabalho.
Picture

1. Informe os trabalhadores sobre o que irão encontrar

É provável que os trabalhadores tenham muitas dúvidas sobre quando e de que forma regressarão ao local de trabalho após a pandemia. Enquanto empregador, pode tornar o processo mais fácil e simples para os trabalhadores comunicando-lhes os seus planos antes de regressarem, para que saibam exatamente o que esperar no primeiro dia em que voltarem ao local de trabalho.

Será útil para os trabalhadores saberem quando a empresa voltará a abrir as portas e quais as novas regras que se aplicarão em termos de distanciamento social e utilização das instalações. Prestar o máximo de informação possível sobre o que irão encontrar quando regressarem (disponibilidade de vacinas, máscaras e higienizadores) ajudará os trabalhadores a superar a ansiedade e assegurará o cumprimento das novas regras.

2. Torne o ambiente de trabalho num lugar seguro

A crise sanitária aumentou a nossa sensibilização para a saúde e a segurança. Os supermercados pedem aos clientes que higienizem as mãos e os carrinhos de compras à entrada, e os trabalhadores esperam medidas semelhantes por parte das empresas onde trabalham. Uma sinalização clara da localização dos postos de higiene (e instruções de como os utilizar), bem como novas regras e regulamentos, ajudarão os trabalhadores a sentir-se mais seguros quando deixarem o conforto das suas casas para regressarem ao trabalho, e mais dispostos a fazê-lo. Tal deve incluir informação sobre como utilizar as salas de reunião, as cafetarias, os elevadores e outras áreas comuns.

Os rastreios de rotina e os controlos de temperatura não só garantem a segurança do local de trabalho como mostram aos trabalhadores que estão a ser tomadas medidas para os proteger.

3. Considere um regresso faseado ao trabalho

Após meses a comunicar em linha e a trabalhar na tranquilidade do lar, o regresso súbito ao barulho do escritório ou da fábrica pode ser um choque para os trabalhadores. Embora alguns trabalhadores possam estar ansiosos por voltar ao trabalho, outros talvez precisem de mais tempo para se habituarem a uma situação que possivelmente será muito diferente de trabalhar em casa.

Um apoio eficaz aos trabalhadores durante a transição para o local de trabalho ajudará a minimizar estes desafios e poderá envolver um regresso faseado ao trabalho que permita aos trabalhadores continuar a trabalhar em casa alguns dias por semana durante as primeiras semanas, a fim de se readaptarem gradualmente a um ambiente de trabalho diferente.

4. Avalie e atualize os sistemas de apoio da sua empresa

A pandemia de COVID-19 colocou vários desafios a muitas pessoas. É importante perceber isto e assegurar que o sistema de recursos humanos e os apoios disponibilizados refletem esta realidade e prestam a ajuda adequada.

Isto poderá implicar uma linha de apoio confidencial ou um endereço de correio eletrónico que os trabalhadores possam usar para expor questões relacionadas com o regresso ao trabalho. Também poderá ser preciso atualizar políticas de trabalho flexíveis que permitam aos trabalhadores prosseguir com as rotinas de trabalho do último ano ou conjugar o trabalho com o cuidado aos filhos como durante a pandemia.

Para saber mais sobre o impacto da pandemia no mundo laboral, veja o nosso artigo Quatro setores com elevada procura devido à pandemia de COVID-19.

 

Ligações úteis:

Quatro setores com elevada procura devido à  pandemia de COVID-19

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Autoridade Europeia do Trabalho assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

19/05/2021

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados