• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Cinco dicas para começar um novo trabalho à distância

Durante a pandemia da COVID-19, muitas pessoas têm trabalhado em casa. Em consequência, poderá estar a assumir novas funções sem poder encontrar-se pessoalmente com os seus colegas. Eis as nossas cinco dicas principais para começar um novo trabalho à distância.
Picture

1. Otimize o seu equipamento de trabalho em casa

Antes do primeiro dia de trabalho, certifique-se de que dispõe do equipamento adequado, nomeadamente uma cadeira, uma secretária, uma câmara e um microfone, se necessário, e que a sua disposição lhe permite trabalhar confortavelmente. Muitos locais de trabalho podem fornecer equipamento específico, por isso verifique junto do seu novo empregador se tal é o caso.

Instale o seu posto de trabalho numa sala com o mínimo de ruído e perturbações visuais e com a iluminação adequada. É igualmente importante garantir que dispõe de uma boa ligação à Internet, bem como dos programas e software necessários.

2. Prepare-se para a integração à distância

Antes do primeiro dia de trabalho, leia todos os documentos relevantes que lhe são partilhados para a sua integração. Se possível, tente familiarizar-se com os nomes das pessoas com as quais vai trabalhar regularmente e com as funções que desempenham, especialmente quando estas se relacionam com as suas. Estas informações estão frequentemente disponíveis no LinkedIn. Pode também investigar sobre a empresa, a sua ética e os seus grandes projetos para ajudar a aclimatizar-se à cultura do local de trabalho.

3. Saiba quais as preferências de comunicação dos seus colegas

Empresas e equipas diferentes dispõem também de formas de trabalhar e operar distintas. Trabalhar à distância significa que é cada vez mais importante ter em conta de que forma os seus colegas preferem ser contactados. Se gostam, por exemplo, de mensagens de correio eletrónico longas e pormenorizadas, ou se preferem comunicar por telefone. Com que frequência querem ser informados no decorrer da execução de uma tarefa. Se gostam de videochamadas ou se preferem ser contactados através de mensagens instantâneas. Estes são aspetos que se tornarão provavelmente evidentes durante a sua integração e posteriormente, mas, se alguma vez tiver dúvidas, não hesite em perguntar! O que nos traz ao próximo tópico...

4. Seja um defensor de si mesmo e não hesite em fazer perguntas

Trabalhar à distância significa que não tem a possibilidade de interagir com pessoas no gabinete e de fazer perguntas como teria feito antes. Agora, se necessitar de aconselhamento, terá mesmo de fazer uma chamada, enviar um correio eletrónico ou uma mensagem. É importante que o faça para garantir que continua a melhorar o seu desempenho e evitar sentir-se confuso ou cometer erros desnecessários.

Se ainda não lhe foi proporcionada a oportunidade, tente marcar reuniões de progresso/atualização regulares com o seu superior. Estas iniciativas servirão muitas vezes para procurar obter feedback de forma proativa, definir objetivos para o seu desempenho futuro e pedir ajuda quando se sentir inseguro.

5. Tenha à mão lembretes úteis

Escreva um guia de «referências rápidas». Poderá fazê-lo num computador portátil, num documento Word, ou mesmo em notas coladas à sua secretária; o que melhor lhe convier. O guia deve ser de acesso fácil e servir de lembrete rápido de informações importantes relacionadas com o seu trabalho (por exemplo, nomes e funções dos colegas, grandes projetos, sítios Web relevantes, endereços de correio eletrónico/números de telefone, etc.).

Esperamos que estas dicas se revelem úteis e desejamos-lhe muito sucesso nas suas novas funções!

 

Para saber mais sobre o impacto da pandemia no mundo do trabalho, leia o nosso artigo De que forma a pandemia poderá afetar o mundo do trabalho em 2021.


Ligações úteis:

De que forma a pandemia poderá afetar o mundo do trabalho em 2021

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

30/06/2021

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados