• Eventos

Notícias


Back

Cinco coisas para começar a teletrabalhar

Muitos de nós estamos em teletrabalho devido à COVID-19. Compilámos cinco sugestões para quem nunca trabalhou em casa ou para quem quer garantir que tem tudo o que poderá fazer falta. Mesmo que não esteja em teletrabalho, algumas destas sugestões podem ser úteis se estiver à procura de emprego ou a estudar em casa.
Picture

Equipamento informático

Precisará de um computador ou de um portátil com acesso à rede interna da empresa para trabalhar em casa. Sem acesso à rede interna, poderá não conseguir visualizar tudo o que necessita. O equipamento é disponibilizado pelo empregador ou poderá usar o seu.

 

Sugestão 1: as suas funções poderão exigir um segundo ecrã para consultar facilmente vários documentos ou páginas ao mesmo tempo. Se não tiver nenhum monitor extra, fale com o seu empregador. Em alternativa, pode ligar um cabo HDMI à televisão e usá-la como ecrã.

 

 

Telefone

Trabalhar em casa não implica perder o contacto com os colegas. Uma plataforma de comunicação é essencial para colaborar eficazmente, sem ter de ficar à espera de respostas por correio eletrónico.

 

Sugestão 2: utilize o telefone do trabalho, caso tenha, ou peça a transferência temporária do número de trabalho para o telefone pessoal. Pergunte pela ferramenta de comunicação usada, para ter a certeza de que usa a certa. Não havendo nenhuma, pode sugerir um recurso com o qual a equipa já esteja familiarizada, por exemplo, Google Hangouts, Skype ou Zoom).

 

 

Um bom espaço com uma superfície dura...

A superfície ideal é uma secretária grande, com espaço suficiente para o equipamento informático e papéis. No entanto, se não tiver secretária, também serve a mesa da cozinha ou da sala de jantar. Evite superfícies baixas, para não ficar muito inclinado.

 

Sugestão 3: se costuma trabalhar numa secretária elevada, faça apelo à criatividade. Consegue libertar algum espaço numa bancada da cozinha? E que tal transformar a tábua de engomar em secretária improvisada? Veja o que resulta melhor no seu caso.

 

 

... e uma cadeira de boa qualidade

Pode parecer evidente, mas sem uma boa cadeira, a sua secretária ou mesa de nada servem. De preferência, use uma cadeira de escritório ou da mesa de jantar com um bom apoio de costas. O teletrabalho não tem de implicar menos conforto.

 

Sugestão 4: evite trabalhar na cama ou no sofá. Pode parecer confortável à primeira vista, mas não será benéfico para as costas nem para a produtividade.

 

 

Um lugar para descontrair

Para não sentir que está sempre no trabalho, crie um momento de descontração no final do dia. O melhor será manter o espaço de trabalho separado dos locais em que gosta de relaxar.

 

Sugestão 5: tente criar uma área exclusivamente para trabalhar. Pode ser uma divisão inteira ou simplesmente uma secretária ou mesa e uma cadeira. Conseguirá assim «desligar» do trabalho quando sai desse espaço.

 

Uma vez aplicadas estas sugestões básicas, leia o nosso artigo intitulado «Manter a produtividade em teletrabalho».

 

Ligações úteis:

Google Hangouts

Skype

Zoom

Manter a produtividade em teletrabalho

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

24/04/2020

declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.