• Eventos

Notícias


Back

Cinco aspetos a considerar se viajar em tempos de COVID-19

À medida que a Europa continua a fazer face à pandemia de COVID-19, não é fácil saber se é possível viajar, como, quando e para onde. Para facilitar o planeamento da sua próxima viagem, compilámos uma lista com cinco aspetos essenciais a ter em conta antes de partir.
Picture

1.   Teve sintomas recentemente?

Em primeiro lugar, verifique se há algum risco de estar infetado com a COVID-19. Não viaje se tiver tido recentemente sintomas de COVID-19 ou se tiver estado com alguém nessa situação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os sintomas mais comuns são febre, tosse seca e fadiga, mas também há diversos sintomas menos comuns. Entre os sintomas graves encontram-se dificuldades respiratórias, dor ou sensação de pressão no peito e a perda da fala ou de movimentos. Se não tiver tido sintomas mas apresentar risco particularmente elevado de desenvolver uma forma grave da doença, reflita se vale a pena arriscar.

 

2.   Quais são as disposições e restrições aplicáveis no país de destino?

Se tem dúvidas quanto aos conselhos e às disposições em vigor para viajar para um país da UE, consulte «Re-open EU», uma nova plataforma em linha com informações atualizadas sobre os países que autorizam a entrada de visitantes, as vias de entrada e as medidas aplicáveis à chegada. A ferramenta, disponível em 24 línguas, é atualizada de 24 em 24 horas e inclui um mapa interativo. Em caso de questões específicas, a Eurodesk também presta aconselhamento personalizado. Consulte este útil mapa para encontrar o ponto de informação mais próximo.

 

3.   Qual é o risco de cada modo de transporte?

Se viajar de avião, inevitavelmente passará algum tempo nos terminais dos aeroportos; além disso, em voos lotados ficará em contacto estreito com outras pessoas. O mesmo pode acontecer nos autocarros e comboios. O carro proporciona mais controlo, mas não está isento de riscos, uma vez que terá de efetuar paragens para abastecer, comprar alimentos e ir à casa de banho. Considere as vantagens e desvantagens de cada modo de transporte e procure escolher a opção mais segura.

 

4.   O seu seguro de viagem cobre a COVID-19?

Algumas empresas poderão ter seguros de viagem que cubram as despesas médicas ou o cancelamento associado à COVID-19. No entanto, este tipo de apólice é pouco comum, sendo numerosas as seguradoras que não a oferecem, pelo que deve verificar se o seu seguro cobre estas ocorrências. Se não tiver seguro, analise as suas opções antes de partir. Lembre-se também de viajar sempre com o Cartão Europeu de Seguro de Doença, que pode solicitar junto do prestador nacional de seguros de saúde.

 

5.   O que deve fazer quando regressar?

Mantenha-se a par das últimas orientações dos governos, pois a situação pode mudar rapidamente. Muitos países também exigem que preencha um formulário à chegada. Dependendo do país de que regressa, poderá ter de ficar em autoisolamento e de evitar contactos sociais. Esteja preparado para a possibilidade de não poder regressar imediatamente ao trabalho: pergunte ao seu empregador se poderá trabalhar à distância ou tirar folgas ou férias, se necessário.

 

Esperamos que estas sugestões o ajudem a viajar em segurança em tempos de COVID-19. Se necessitar de mais informações, a página de planeamento e preparação da Eurodesk do Reino Unido fornece uma lista de ligações úteis.

Se for viver para outro país da UE, Your Europe também disponibiliza diversas informações práticas, incluindo as formalidades associadas à mudança de residência.

Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações úteis:

Organização Mundial da Saúde – Coronavírus

Re-open EU

Eurodesk

Eurodesk – mapa

Cartão Europeu de Seguro de Doença

Eurodesk – plan and prepare

Your Europe

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

16/09/2020

declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.