• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Cinco razões para ousar trabalhar no estrangeiro

Trabalhar no estrangeiro é uma experiência profissional e pessoal muito desafiante. Embora algumas pessoas pareçam ter nascido para viajar, para outras isso pode ser um cenário assustador. Porém, ultrapassados os receios e as incertezas, há muitas razões excelentes para tomar essa decisão...
Picture

Contactar com uma nova cultura

Não há dois países iguais, nem mesmo quando partilham uma fronteira ou uma história comum. Ao trabalhar no estrangeiro irá mergulhar numa nova cultura e descobrir paisagens, sons, sabores e experiências. Conhecerá novas pessoas e visitará novos locais. Alargará os seus horizontes, por isso aproveite todas as oportunidades para se envolver, aprender e desfrutar.

 

Aprender uma nova língua

A UE é uma miscelânea de línguas e dialetos. Isso significa que muito provavelmente terá a oportunidade de melhorar as suas competências linguísticas ao trabalhar no estrangeiro. Com efeito, está bem documentado que viver no estrangeiro é uma das melhores formas de aprender uma nova língua, porque terá contacto com ela em todo o lado e todos os dias. Por isso, comece já a praticar!

 

Aumentar a sua autoconfiança

Como já referimos, o trabalho no estrangeiro constitui um grande desafio. Mas, depois de dar esse primeiro passo no desconhecido, talvez fique surpreendido com a facilidade com que se vai adaptar a tudo o que está ao seu redor. E quanto mais se expuser a novas experiências, maior será a sua confiança na sua capacidade de lidar com tudo o que a vida lhe dá.

 

Melhorar as suas futuras oportunidades de emprego

Dependendo do país de origem e do setor escolhido, o mercado de trabalho pode ser altamente competitivo e pode ser difícil encontrar trabalho. Trabalhar durante um ou dois anos num país onde a concorrência seja menos intensa pode ser uma ótima forma de adquirir uma experiência valiosa que o ajudará a ganhar vantagem sobre a concorrência quando regressa ao seu país.

 

Desenvolver o seu próprio conjunto de valores

Somos todos educados de acordo com um conjunto de valores que são moldados pelas pessoas que nos rodeiam. Trabalhar no estrangeiro dá-lhe a oportunidade de desenvolver o seu próprio conjunto de valores e talvez alterar a sua perspetiva sobre certos aspetos. Ajudá-lo-á a rejeitar ideias e opiniões que tinha anteriormente sobre as pessoas e a vida, e poderá descobrir o que realmente é importante para si.

Para mais informações sobre como viver e trabalhar no estrangeiro pode mudar as suas perceções do mundo que o rodeia, leia o artigo relacionado: Viver no estrangeiro poderá aumentar a sua autoconsciência?

 

Ligações úteis:

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

14/02/2019

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.