• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Cinco histórias inspiradoras do concurso de fotografia Reactivate

Desde o lançamento em 2016, a iniciativa Reactivate ajudou mais de 750 pessoas a encontrar emprego ou estágio na UE. Para dar um rosto às estatísticas, antes da pandemia, a equipa Reactivate anunciou um concurso de fotografia, convidando à partilha de experiências com o programa de mobilidade profissional.
Picture

Os participantes foram convidados a enviar fotografias suas antes e depois da participação na iniciativa da UE e a descrever sucintamente a sua história. A seguir, poderá saber mais sobre os cinco vencedores e as suas experiências inspiradoras.

José Miguel , um espanhol de 36 anos, encontrou emprego como integrador de sistemas numa pequena cidade do centro da Itália. Além do pacote de recolocação de Reactivate, recebeu financiamento para se inscrever num curso de língua italiana. José Miguel saiu-se muito bem, tendo o contrato de seis meses sido depois modificado para um contrato sem termo. Na sua opinião, oportunidades deste tipo ou se aproveitam ou se perdem.

Quando Sarata se inscreveu em Reactivate, já estava desempregada há muito tempo, apesar de ter um mestrado. Esta mãe francesa, com 43 anos, estava preocupada com o seu futuro e com o da filha. A equipa Reactivate ajudou Sarata a encontrar estabilidade em Cork, na Irlanda, onde começou a trabalhar como especialista em relações com clientes numa empresa B2B.

Apesar de nunca ter perdido a esperança enquanto estava desempregado, Alessandro afirma estar muito grato à iniciativa Reactivate. O programa de mobilidade profissional deu uma segunda oportunidade a este italiano de 62 anos, permitindo-lhe obter um emprego de diretor-geral numa empresa de gás e petróleo em Chipre.

Foi a avó que insistiu para que Maria, de 44 anos, se inscrevesse em Reactivate. O programa de mobilidade profissional ajudou esta espanhola a mudar-se para a Alemanha, onde atualmente vive com a família e trabalha como prestadora de cuidados.

Quando José Javier, de 51 anos, se inscreveu em Reactivate, estava a atravessar uma fase difícil da vida, desempregado e com problemas familiares. Graças ao programa de mobilidade profissional, este espanhol encontrou um emprego em Bruxelas como programador numa empresa que organiza cursos em linha para as instituições da UE. José Javier diz que cada dia aprecia mais a Europa.

 

Reactivate é um programa de mobilidade profissional da União Europeia que ajuda os empregadores a encontrarem trabalhadores qualificados, bem como os cidadãos da UE a encontrarem oportunidades de emprego, estágio ou aprendizagem noutro país da UE. A iniciativa proporciona aos candidatos a emprego com mais de 35 anos acesso a oportunidades de emprego, recursos de formação, aconselhamento profissional, bem como apoio financeiro para entrevistas, recolocação e cursos de línguas. Saiba mais sobre os programas específicos de mobilidade EURES.

 

Ligações úteis:

Programas específicos de mobilidade EURES

José Miguel

Sarata

Alessandro

Maria

José Javier

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procure Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

12/03/2021

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados