• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Finlândia: uma terra país de paisagens sensacionais, riqueza cultural e oportunidades de emprego estimulantes!

Alguma vez pensou em viver e trabalhar na Finlândia? Conversámos com a conselheira EURES Hannele Soirila para obter informações sobre o que este bonito país pode oferecer e o tipo de apoio prestado pela EURES, bem como sobre um recente - e assombrosamente único - evento de recrutamento que ela e os colegas organizaram.
Picture

Fantasmas. Foi onde tudo começou para Hannele e a EURES Finlândia quando planeavam o evento de recrutamento que teve lugar recentemente. «Para alguns empregadores, recrutar trabalhadores internacionais é tão assustador como recrutar fantasmas», ironiza. «E, como o castelo de Häme, como todos os velhos castelos, é assombrado, tive a ideia de organizar o evento em torno desse tema».

O castelo de Häme fica nas margens de um lago em Hämeenlinna, na Finlândia. Era o espaço ideal para o evento a que acorreram mais de 80 participantes, entre candidatos a emprego e empregadores. O grande objetivo do evento foi proporcionar a estes dois grupos a oportunidade de se encontrarem pessoalmente, criarem redes de contactos e, eventualmente, assinarem contratos de trabalho.

Tiveram também a possibilidade de participar num seminário com um painel de discussão e numa feira de emprego no próprio local que contou com vários stands - e fantasmas pelo meio. «Para tornar mais atraente a feira de emprego que teve lugar no local, havia um grupo de animadores que apresentava aos visitantes dos stands uma história de recrutamento ao estilo de Ghostbusters (caça-fantasmas)», conta Hannelle.

O êxito do evento foi captado num vídeo, publicado pela EURES Finlândia em dezembro de 2019. Questionada sobre a mensagem que é transmitida pelo vídeo, Hannele afirma que «através da socialização e da criação de redes conseguiremos que o recrutamento internacional tenha êxito. E através da inclusão de um pouco de entretenimento, atrairemos um maior número de novos participantes para a edição do próximo ano».

Quando não está a organizar eventos de recrutamento fantasmagóricos, a equipa da EURES Finlândia presta apoio de vários tipos a candidatos a emprego e a empregadores da Finlândia e não só. É um trabalho importante para um país que passa por um momento de falta de trabalhadores qualificados em áreas como a saúde, a metalurgia, a logística, os serviços e o turismo (em especial na Lapónia).

«Para os candidatos a emprego damos orientação em questões de recrutamento e de utilização do portal EURES», explica Hannele. «Também oferecemos aconselhamento sobre o programa “O teu primeiro emprego EURES”, apoio financeiro e cursos de finlandês subsidiados no local de trabalho».

Para os empregadores, a assistência diz respeito a serviços de recrutamento, orientações e apoio financeiro para cursos de línguas. «A contratação de trabalhadores de outros países contribui para que as próprias empresas se tornem internacionais e cheguem aos mercados internacionais», refere Hannele. «Estes trabalhadores também beneficiam diariamente a empresa trazendo novas competências linguísticas e aumentado a compreensão de outras culturas».

O sítio Web EURES oferece um manancial de informações e oportunidades tanto para os candidatos a emprego que querem trabalhar na Finlândia, como para os empregadores que pretendem dar emprego a trabalhadores de outros países.

 

Podem ser encontradas mais informações em vários outros sítios Web:

 

  • Candidatos a emprego:

 

  • Empregadores

 

Ligações úteis:

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

17/02/2020

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.