• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Encontrar emprego na Irlanda com a EURES: As histórias de dois finlandeses

Julia Maanawadu, de 25 anos, e Tuomas Lahtinen, de 18 anos, são dois finlandeses que encontraram uma oportunidade de emprego na Irlanda antes da pandemia da COVID-19, graças a uma colaboração entre a EURES Finlândia e a EURES Irlanda. Enquanto permaneceram na Ilha Esmeralda, ganharam aptidões profissionais valiosas, experiências inesquecíveis e novas amizades.
Picture

«Sempre sonhei em trabalhar no estrangeiro.»

Quando participou na Jornada das Carreiras da EURES, organizada no campus da Universidade de Ciências Aplicadas de Satakunta, no sudoeste da Finlândia, Julia, estudante de turismo, não sabia que este seria o início de um percurso que mudaria a sua vida.

Decidi participar porque sempre sonhei em trabalhar no estrangeiro», conta a jovem finlandesa.

Duas semanas depois de falar com os Conselheiros da EURES Irlanda no evento, Julia recebeu um e-mail deles com ofertas de experiência laboral para estudantes finlandeses num grupo hoteleiro na Irlanda. «Estava numa altura da minha vida em que precisava de mudar de ambiente e de estilo de vida. Não tinha nenhum impedimento, por isso decidi que era a altura ideal para fazer algo assim.»

O estudante de cozinha Tuomas também estava muito interessado em ganhar experiência profissional internacional. «Quando soube da oportunidade de trabalhar no estrangeiro, inscrevi-me logo», conta o jovem chefe de cozinha em formação.

Tuomas teve conhecimento da rede EURES através da professora Jukka Mäkinen, que o incentivou a candidatar-se e o aconselhou a colocar as perguntas certas.

Foi muito empolgante viajar sozinho para o estrangeiro pela primeira vez», recorda o jovem estudante de cozinha.

Julia e Tuomas estão muito satisfeitos com o apoio que receberam dos Conselheiros EURES na Finlândia, que ajudaram a tratar da documentação laboral, deram indicações práticas e os orientaram na candidatura a apoio financeiro da UE.

 

«É uma excelente oportunidade para aprender de uma maneira nova e empolgante.»

Enquanto rececionista no Sheraton Athlone Hotel, Julia foi responsável pelo check-in e check-out de todos os hóspedes, atender telefonemas, gerir reservas, dar resposta aos pedidos dos hóspedes, faturação, vendas, reserva de táxis e fornecer informações turísticas. «O meu inglês melhorou bastante. Penso que também me tornei mais confiante e descontraída no contacto com os clientes.»

Durante a sua experiência laboral, Tuomas trabalhou na cozinha do Hodson Bay Hotel, no centro da Irlanda, onde ficou a conhecer a complexidade da gastronomia irlandesa, aprendeu novas técnicas culinárias e melhorou as suas capacidades de comunicação. «Recomendo vivamente a participação neste programa, porque é uma excelente oportunidade para aprender de uma maneira nova e empolgante», diz o jovem chefe de cozinha.

 

«Uma experiência excelente e inesquecível.»

Os dois jovens finlandeses afirmam convictamente que a sua experiência com a EURES foi excelente para as suas carreiras e não só. Também os ajudou a crescer enquanto pessoas e a criar memórias para toda a vida. «Trabalhar no estrangeiro é algo que todos deviam experimentar», recomenda Julia. «Aprendemos imenso e ganhamos uma nova perspetiva das coisas.» Tuomas recorda com carinho: «A minha experiência laboral na Irlanda foi memorável e incrível!»

Outra coisa inestimável que os dois estudantes ganharam durante a sua estadia no estrangeiro foram as amizades. Tuomas fez amizade com o colega e companheiro de quarto Jaïro, com quem ainda mantém contacto. Por sua vez, Julia conheceu o namorado Stephen, com quem está a planear abrir uma pensão no futuro.

 

A rede EURES abrange todos os países da UE, bem como a Islândia, o Listenstaine, a Noruega e a Suíça. Saiba mais sobre a atividade da EURES.

 

Ligações úteis:

O que pode a EURES fazer por si?

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procure Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

05/03/2021

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados