• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

Tudo o que precisa de saber antes de participar numa Jornada Europeia do Emprego (em linha)

O Make it in Germany realizou várias Jornadas Europeias do Emprego (em linha) (EOJD) ao longo dos anos e estão planeados mais eventos para 2019. Por isso, para ajudar os candidatos a emprego a prepararem-se, falámos com a equipa do Make it in Germany para descobrir o que um candidato deve saber antes de participar numa Jornada Europeia do Emprego em linha.
Picture

O melhor em relação às Jornadas Europeias do Emprego em linha é que não tem de estar localizado na cidade de acolhimento. É possível aceder em linha aos eventos no local para poder participar, independentemente do país europeu onde vive.

Participar numa jornada do emprego pode ser uma experiência intimidante, por isso apresentamos algumas dicas para o ajudar a preparar-se e a beneficiar da experiência, independentemente de se tratar de uma participação presencial ou em linha.

 

Informa-te

Para participar numa Jornada Europeia do Emprego em linha, terá de efetuar previamente o registo. Os eventos são gratuitos, por isso o registo é simples. O passo seguinte é investigar as empresas participantes, os seus projetos principais e valores essenciais.

A lista de organizações participantes será publicada antecipadamente na página do evento, por isso pode decidir com quem gostaria de falar e preparar algumas questões adequadas. Conseguir mostrar conhecimentos sobre as empresas e os respetivos projetos demonstra interesse e iniciativa e pode ajudá-lo a destacar-se dos restantes participantes.

 

Candidatura prévia a ofertas de emprego

As ofertas de emprego também estão disponíveis em linha e os participantes podem candidatar-se previamente. Isto permite-lhe planear com antecedência e maximizar o seu tempo durante o fim de semana. Dá-lhe a oportunidade de investigar mais detalhadamente as empresas.

Antes de se candidatar, eis algumas questões que deve considerar. «Veja como é um CV na Alemanha e que informações deve conter. Podem existir grandes diferenças entre as informações exigidas num CV no seu país e no país onde gostaria de trabalhar», explicou Natalia Giménez Pérez, uma conselheira do Centro de apoio à migração dos serviços públicos de emprego da Alemanha. «As empresas alemãs pedem uma ‘carta de motivação’ que deve explicar o motivo pelo qual se pretende candidatar àquela empresa e, mais especificamente, àquele cargo.»

 

Preparação da entrevista

«Prepare uma autoapresentação breve em inglês ou alemão para as entrevistas com os empregadores. Lembre-se que é importante apresentar diferentes factos sobre si próprio a diferentes empresas e para diferentes cargos», disse Natalia.

Além disso, devia preparar as respostas para as perguntas comuns, tais como «Por que motivo quer trabalhar para a nossa empresa?» e «Porque é que é o candidato certo para este cargo?»

Natalia também aconselhou a repetir o mesmo procedimento para o país para o qual se quer mudar. Os empregadores podem perguntar-lhe por que motivo quer trabalhar na Alemanha e perguntar-lhe o que conhece sobre a região onde a empresa está localizada. «Ser capaz de responder a estas perguntas demonstra que tem um plano bem preparado e não apenas uma ideia espontânea», explicou ela.

 

Algumas dicas finais

Se conseguir participar num evento no local, o seu objetivo será dar uma boa primeira impressão. Certifique-se de que leva a indumentária adequada, de que domina o inglês ou o alemão e de que leva alguns CV impressos (em inglês ou alemão) para oferecer aos expositores.

Os candidatos que vão participar em linha devem verificar antecipadamente o equipamento. Certifique-se de que tem uma ligação à internet ou por cabo estável e de que as colunas de som/auscultadores e a webcam funcionam bem.

Para obter mais informações sobre o próximo Make it in Germany: Jornada Europeia do Emprego (em linha), visite o sítio Web do Make it in Germany ou a página de eventos da EURES.

 

Ligações úteis:

Sítio Web do Make it in Germany

Página de eventos da EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontre um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

14/03/2019

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.