• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

EURES: Oportunidades para jovens, empresas e organizações

Embora o Drop’pin sempre tenha pertencido à família EURES, a recente passagem desta plataforma para o sítio Web da EURES resultou numa união eficaz entre os dois serviços. Pensamos que é a altura certa para um olhar mais atento para a EURES e para o que esta rede única tem para oferecer aos jovens, empresas e organizações do Drop’pin.
Picture

O que é a EURES?

A EURES é a rede de cooperação europeia entre a Comissão Europeia, os gabinetes de coordenação nacionais e os prestadores de serviços (membros EURES e parceiros EURES) nos 28 Estados-Membros da UE e na Suíça, Islândia, Liechtenstein e Noruega. A rede também tem como parceiros serviços de emprego públicos e privados, sindicatos e organizações patronais de toda a Europa.

A EURES presta os seus serviços através de 1000 conselheiros EURES, que estão diariamente disponíveis para empregadores e candidatos a emprego de toda a Europa, bem como através do Portal Europeu da Mobilidade Profissional, uma plataforma central com oportunidades para empregadores e candidatos a emprego.

 

Qual é o objetivo da EURES?

Criada em 1993, a EURES disponibiliza informações, conselhos e oportunidades de emprego a empregadores e candidatos a emprego de toda a Europa. Tem por objetivo facilitar a livre circulação de trabalhadores na UE, através do apoio à procura de emprego ou ao desenvolvimento de competências que ajudem os cidadãos a encontrar emprego no futuro, bem como ao proporcionar às empresas e organizações a oportunidade de encontrarem os candidatos adequados para os seus postos de trabalho.

 

O que tem a EURES para oferecer aos jovens?

Através do Portal da Mobilidade Profissional da EURES, os jovens podem procurar emprego ou oportunidades destinadas aos jovens, em diversos domínios, nos países participantes. O motor de busca versátil permite encontrar com facilidade e rapidez as oportunidades certas para si.

O portal também tem um sistema para criação de currículos através da Internet e inclui conselhos importantes para quem pretende viver e trabalhar no estrangeiro.

 

O que tem a EURES para oferecer a empresas e organizações?

O Portal da Mobilidade Profissional EURES é ideal para as empresas e organizações recrutarem novos talentos e para obterem mais informações sobre os passos a dar para recrutar trabalhadores de toda a Europa. Os empregadores podem igualmente publicar as oportunidades destinadas aos jovens diretamente na plataforma. 

 

O que é «O teu primeiro emprego EURES»?

«O teu primeiro emprego EURES» é um programa europeu de mobilidade da UE, que visa ajudar os jovens cidadãos da União entre os 18 e os 35 anos de idade a encontrar um emprego, estágio ou uma oportunidade de aprendizagem noutro país da UE (e na Noruega e Islândia). É uma ótima oportunidade para os jovens obterem experiência profissional, desenvolverem as suas competências e, simultaneamente, conhecerem uma nova cultura e um novo país.

Quanto às empresas e organizações, o programa ajuda-as a encontrar jovens trabalhadores qualificados, sobretudo para as vagas que são difíceis de preencher. Também prevê a disponibilização de financiamento para as PME, no sentido de suportar uma parte dos custos relacionados com a formação e a integração do novo empregado, formando ou aprendiz.

 

O que são as Jornadas Europeias do Emprego?

As Jornadas Europeias do Emprego são feiras de emprego virtuais e presenciais únicas, que juntam candidatos a emprego e empresas e organizações de outros países europeus. São organizadas a nível nacional, regional, transfronteiriço e transnacional. É possível participar presencialmente ou por acesso remoto pela Internet, através de transmissões em direto e de aplicações de conversa. Estas aplicações podem ser utilizadas para entrevistas.

Encontra aqui mais informações sobre as futuras Jornadas Europeias do Emprego.

 

Próximos passos

 

Investir nos jovens é fundamental para o futuro da Europa. O nosso artigo mais recente inclui uma reflexão sobre como as empresas e as organizações beneficiam desse investimento. Também disponibilizamos informações sobre outros programas da UE para jovens, como o Erasmus+ e a Garantia para a Juventude. Porque não ver que oportunidades esperam por si?

 

 

Hiperligações relacionadas:

 

Erasmus+

Garantia para a Juventude

O teu primeiro emprego EURES

 

 

Informações adicionais:

 

Jornadas Europeias do Emprego

 

Drop’pin@EURES

 

Encontrar um Conselheiro EURES.

 

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

 

Base de ofertas de emprego EURES

 

Serviços EURES para empregadores

 

Calendário de Eventos EURES

 

Próximos eventos em linha

 

A EURES no Facebook

 

A EURES no Twitter

 

A EURES no LinkedIn

 

A EURES no Google+

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

16/05/2017

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados