• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

EURES ajuda Pere a iniciar uma nova carreira no estrangeiro

A participação num evento de informação em Espanha foi o início da viagem de Pere com a EURES. Desde essa altura, Pere mudou-se para a Alemanha e concluiu o seu primeiro ano de formação profissional.
Picture

Tendo tido vários empregos em diferentes áreas no seu país de origem, Pere Castellvell estava à procura de emprego no setor da hotelaria e da restauração quando participou no evento «Viver e Trabalhar na Alemanha», realizado na Catalunha, em Espanha.

No evento, Pere manifestou interesse em potenciais oportunidades na Alemanha e puseram-no em contacto com Sofia Tornikidou, conselheira EURES do serviço de colocações internacionais (Zentrale Ausland- und Fachvermittlung, ZAV), um departamento da Agência Federal de Emprego alemã.

 

Conselheira EURES ajuda a identificar oportunidades de formação profissional

Sofia começou a ajudar Pere a procurar oportunidades de emprego na Alemanha. Até essa altura, Pere tinha-se centrado no setor da hotelaria e da restauração, mas não tinha conseguido encontrar muitas oportunidades por não ter habilitações e experiência pertinentes. Sofia incentivou-o a alargar a pesquisa e a procurar um programa de aprendizagem para se especializar numa área diferente. A Alemanha é famosa pelo ensino e formação profissionais e Sofia sabia que haveria oportunidades para Pere no país.

«Como conselheira de orientação profissional, informei-o sobre as oportunidades de formação profissional para jovens na Alemanha», recorda. «Depois de lhe explicar como funciona o sistema de ensino alemão, sugeri que se candidatasse a programas de aprendizagem. Revimos os documentos de candidatura em conjunto e falámos sobre as oportunidades de financiamento.»

 

Apoio financeiro no âmbito da iniciativa «O teu primeiro emprego EURES»

Com a ajuda de Sofia, Pere conseguiu um programa de aprendizagem como operador de armazém numa empresa em Estugarda, na Alemanha. Sofia também o ajudou a receber apoio financeiro através do programa «O teu primeiro emprego EURES». «O teu primeiro emprego EURES» é um programa de mobilidade profissional dirigido a cidadãos da UE com idades entre os 18 e os 35 anos que procuram oportunidades de emprego ou de formação noutro Estado-Membro da UE. Através deste programa, Pere obteve apoio financeiro para se mudar para a Alemanha.

 

Prosseguir a sua nova carreira numa função especializada

Quando Pere concluiu o seu programa de aprendizagem em 2019, a empresa ofereceu-lhe a oportunidade de prosseguir a sua carreira com uma formação de especialista em logística de armazém. Pere está ciente da evolução profissional que teve desde que se mudou para a Alemanha e está grato à EURES por todo o apoio. «Obrigada EURES e ZAV. Estou muito grato e feliz por poder aproveitar esta oportunidade fantástica que a Europa me deu», diz Pere. «Congratulo-me com esta oportunidade e recomendo a formação profissional.»

Com o apoio da EURES, Pere adquiriu novas competências e uma qualificação profissional. Deseja agora continuar a avançar na sua carreira e está a aperfeiçoar os conhecimentos de alemão e inglês para se preparar para novos desafios. «Posso progredir ainda mais», afirma.

 

Se também tiveres entre 18 e 35 anos e estiveres interessado em encontrar uma oportunidade de emprego ou formação noutro país da UE, na Noruega ou na Islândia, «O teu primeiro emprego EURES» pode ajudar-te. Para mais informações, contacta um conselheiro EURES ou aceda a: https://www.yourfirsteuresjob.eu/

 

Ligações úteis:

O teu primeiro emprego EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

08/10/2020

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.