• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

EURES Alemanha: apoio a candidatos a emprego e a empregadores em todo o país e não só.

Quer mudar-se para a Alemanha e encontrar trabalho? Ou talvez dirija uma empresa com sede na Alemanha que beneficiaria em ter alguns trabalhadores internacionais? Seja qual for a sua situação, a EURES Alemanha está aqui para o ajudar.
Picture

Que tipo de apoio podem os candidatos a emprego receber da EURES Alemanha?

A EURES Alemanha tem uma vasta experiência na prestação de serviços transfronteiras a pessoas que vivem num país e trabalham noutro. Também oferecemos ótimos serviços para candidatos a emprego interessados provenientes de toda a Europa, que incluem chats, uma linha direta, seminários em linha e jornadas europeias do emprego em linha. É possível contactar os conselheiros da EURES Alemanha através do portal EURES e no sítio Web Make it in Germany.

 

E quanto aos empregadores?

Os empregadores alemães podem registar as suas ofertas de emprego no portal EURES. Os nossos conselheiros EURES ajudam os empregadores a participar no recrutamento, tanto em linha como fora da Internet, prestando igualmente apoio para programas de mobilidade específicos.

 

Por que acham que as pessoas deviam vir trabalhar para Alemanha? O que pode o país oferecer?

Há estudos que mostram que na Alemanha a satisfação dos trabalhadores é bastante elevada e que o país é um dos destinos de imigração mais populares do mundo. Há também uma série de oportunidades de emprego em diferentes setores e para uma ampla gama de níveis de qualificações (por exemplo, nos cuidados de saúde, na logística, na informática, na hotelaria e na construção).

Como indicado no sítio Web Make it in Germany: «A Alemanha pode orgulhar-se de uma série de conquistas sociais que são valorizadas por muitas pessoas, independentemente do sexo, da idade ou da origem. Entre tais conquistas pode-se mencionar a estabilidade política e económica do país, uma sociedade assente no princípio da solidariedade, dotada de sistemas de segurança social, o respeito pela liberdade de opinião e de religião, o sistema de saúde abrangente e acessível, o Estado de direito, o papel importante desempenhado pelas organizações não-governamentais e os sindicatos, bem como a importância atribuída à formação

 

E os empregadores? Que benefícios traz um empregado internacional para uma empresa?

Os trabalhadores internacionais podem contribuir para colmatar as lacunas em matéria de competências e a escassez de mão-de-obra. Oferecem também competências linguísticas e culturais, novas maneiras de pensar e uma nova perspetiva. Além disso, trazem novas formas de resolução de problemas e podem ajudar as empresas a visar novos grupos-alvo noutros países.

 

Recentemente, fizeram vários vídeos com conselheiros EURES de toda a Alemanha. Podem dizer-nos como surgiu a ideia?

A fonte de inspiração foi a campanha #EURES25 que está a comemorar os 25 anos da EURES. Queríamos dar o nosso contributo com uma mensagem da Alemanha que desse a conhecer mais amplamente os serviços prestados por todos os nossos membros e parceiros.

A mensagem principal da EURES, que é «estamos ao seu dispor quando necessita de aconselhamento sobre mobilidade profissional na Europa», tem um maior impacto se forem os conselheiros EURES «reais» a dar-lhe voz. Uma conferência, realizada recentemente, em que estavam todos os conselheiros presentes, foi a ocasião ideal para filmar os vídeos.

 

Porquê escolher o vídeo como formato?

O vídeo dá uma impressão vívida e permite mostrar aos candidatos a emprego e aos empregados os rostos da EURES como eles são!

 

Quais são as principais mensagens que gostariam que o vídeo passasse para as pessoas?

A EURES tem muito para oferecer. Conselheiros EURES entusiastas e motivados saberão ajudar qualquer candidato a emprego ou empregador em toda a Europa. Os conselheiros da EURES Alemanha podem ser contactados diariamente e estão espalhados por toda a Alemanha, disponibilizando apoio ao recrutamento transfronteiras e transnacional em todos os domínios.

 

Os nossos agradecimentos a Lena Kocanis, especialista júnior da EURES, pelo conteúdo deste artigo.

 

Links relacionados:

Vídeo da EURES Alemanha

Make it in Germany

Factos sobre a Alemanha

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

25/02/2020

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.