Eures Events Overview is temporarily unavailable.

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

A EURES da Alemanha organiza um evento único para os aspirantes a músicos de orquestra

A Alemanha é um país de trabalho apelativo para os músicos de orquestras internacionais. O país tem uma rica tradição em música clássica e possui mais de 50 orquestras filarmónicas.
Picture

Basta olhar para os nomes dos músicos destas orquestras para ver que o mercado de trabalho para estes profissionais é um mercado internacional. Com as suas várias escolas de música prestigiadas, a Alemanha também é um país apelativo para estudar música. Contudo, a natureza internacional do sector implica que os músicos que estudam na Alemanha possam ter de estar recetivos a procurar trabalho no estrangeiro.

De forma a preparar os futuros músicos para esta possibilidade numa fase tão inicial quanto possível da sua carreira, o ZAV-Künstlervermittlung (o Serviço de Orientação Profissional para as Artes de Palco do Instituto Federal de Emprego Alemão) organizou recentemente um evento único em colaboração com o Gabinete Nacional de Coordenação (GNC) da EURES.

 

Vasto aconselhamento dos Conselheiros EURES

Cerca de 30 estudantes de música, incluindo harpistas, violinistas, violoncelistas, flautistas e fagotistas reuniram-se no Orchesterzentrum NRW em Dortmund nos dias 29 e 30 de outubro de 2018 para conhecer as oportunidades de emprego na Alemanha e no estrangeiro.

O Orchesterzentrum NRW é um centro comum de quatro escolas de música separadas, que se tornou no primeiro centro de formação entre universidades para músicos de orquestra na Europa desde a sua abertura em 2009.

Os Conselheiros EURES da Eslováquia, da Suíça e da Suécia estiveram presentes no evento para facultarem informações em primeira mão sobre as oportunidades nos respetivos países. Foi dito aos estudantes que trabalhar noutro Estado-Membro da UE pode conferir-lhes uma experiência valiosa. Os estudantes foram ainda apresentados aos mercados de trabalho correspondentes nos diferentes países.

«A cooperação transfronteiriça entre os diferentes intervenientes ajudou a aconselhar largamente os estudantes participantes no que dizia respeito à questão da mobilidade justa», disse Lena Sundheimer do Gabinete Nacional de Coordenação alemão da EURES.

Os estudantes também receberam informações sobre oportunidades de benefício dos programas de mobilidade da UE, tais como «O teu primeiro emprego EURES», que presta apoio aos candidatos a emprego entre os 18 e os 35 anos, que pretendem trabalhar noutro Estado-Membro da UE.

 

«A EURES pode permitir que os artistas de palco beneficiem dos seus contactos»

Embora a participação em eventos internacionais, tais como feiras de emprego, não seja algo pouco comum para o pessoal da EURES, este evento criado para os músicos de orquestra é um excelente exemplo de uma iniciativa única e específica.

O mercado de trabalho para os músicos profissionais é competitivo e está em constante evolução e isso torna eventos como este ainda mais importantes, conforme explicou Lilia Felde-Ritz, a organizadora do evento e funcionária do ZAV-Künstlervermittlung de Colónia: «Para nós, enquanto funcionários responsáveis pela orientação profissional dos músicos de orquestra, estarmos próximos de escolas de música e de estudantes formados é altamente importante, para que nos possamos manter atualizados em relação aos desenvolvimentos do mercado de trabalho».

O participante Tony Erb, coordenador da EURES para a Suíça na Secretaria de Estado da Economia (SECO) em Berna, salientou o papel importante que a EURES tem de desempenhar para apoiar os trabalhadores do sector das artes de palco: «Na minha opinião, a mobilidade internacional dos artistas de palco é uma necessidade e eu diria que a cooperação entre os países no apoio a estes artistas é sensível», disse ele. «A EURES pode permitir que os artistas de palco beneficiem dos seus contactos.»

Os setores culturais e criativos oferecem um conjunto diversificado de oportunidades de trabalho no estrangeiro para os cidadãos da UE. Alguns serviços da EURES, incluindo o ZAV-Künstlervermittlung, o Arbetsförmedlingen na Suécia e o Pôle emploi na França, oferecem serviços de consulta e orientação profissional para os candidatos a emprego nestes setores.

Se for um músico ou um artista de palco interessado numa carreira internacional ou um empregador à procura de candidatos competentes, contacte o seu Conselheiro EURES local ou efetue o registo hoje mesmo no portal EURES, através do endereço:

 https://ec.europa.eu/eures/public/pt/homepage

 

Ligações úteis:

ZAV-Künstlervermittlung

O teu primeiro emprego EURES

Portal EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontre um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados

21/03/2019

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos de "Em foco..." destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências actuais e a promover a discussão e o debate. Não reflectem necessariamente a posição da Comissão Europeia.