• Eventos

Notícias


<< Voltar à lista de notícias

A colaboração da EURES colmata um défice de competências científicas em Malta

Uma empresa farmacêutica maltesa com falta de técnicos de laboratório qualificados encontrou dez novos funcionários de Itália e de Espanha graças à rede EURES.
Picture

Encontrar correspondências entre candidatos a emprego e empregadores é a rotina de Giliane Mallia, Chefe do Gabinete de Coordenação Nacional da EURES em Malta.

Giliane colaborou recentemente com colegas da EURES em Espanha e em Itália para colocar dez candidatos a emprego na empresa farmacêutica maltesa Aurobindo. Giliane refere que, durante a sua procura de técnicos de laboratório especializados em controlo da qualidade, a empresa foi encaminhada para a EURES devido «à atual escassez no mercado maltês e à falta dessas competências no mercado de trabalho local».

O que explica essa escassez? O facto de Malta ter a terceira taxa de desemprego mais baixa da UE, o que significa que muitos empregadores locais recrutam ativamente além-fronteiras.

Frederick Schembri, diretor-geral da Aurobindo, considera a EURES «fantástica». À medida que foi crescendo, a empresa recorreu cada vez mais a uma procura de funcionários à escala europeia. Atualmente, graças à EURES, 30 % dos trabalhadores da empresa são oriundos do estrangeiro.

«[Durante o recrutamento] podemos visar um país ou um público específicos», explica. «Isso tem sido muito vantajoso para nós e os resultados falam por si.»

Uma das beneficiárias da colaboração da Aurobindo com a EURES foi a italiana Tamara Torcellini. Amante de viagens, Tamara ansiava por trabalhar noutro país da UE e há já algum tempo que usava a EURES como uma das suas principais ferramentas de procura de emprego. Quando se deparou com a oportunidade em Malta, considerou-a perfeita.

«Enviei o meu currículo para a vaga de analista de controlo da qualidade em Malta e recebi de imediato uma mensagem de correio eletrónico da EURES a confirmar a minha candidatura», conta Tamara. «Quando a empresa finalmente me deu a boa notícia de que fora contratada, contactei a EURES para colocar algumas perguntas sobre o país e foi-me prestada toda a ajuda de que precisava.»

A prestação deste nível de apoio extra é o que torna a EURES algo mais do que apenas um serviço de emprego. «Respondemos a todas as questões sobre escolas, carros e até sobre viajar com animais de estimação», explica Giliane. A pequena equipa da EURES Malta também presta assistência com a burocracia e contacta outros gabinetes em nome dos candidatos a emprego.

No futuro, Giliane espera que a EURES se torne o primeiro ponto de contacto para todos os candidatos a emprego interessados em trabalhar onde quer que seja na UE. «A nossa equipa esforça-se por criar um ambiente acolhedor e útil no qual possamos ajudar as pessoas a mudarem-se para o estrangeiro, mas também assegurar que a sua transição é o mais tranquila possível.»

A experiência de Tamara com a EURES indicia que as expectativas de Giliane já se estão a materializar. «Ainda estou em Malta e estou a adorar a ilha, as pessoas e o meu trabalho», diz Tamara. «Esta experiência enriquece-me tanto a nível pessoal como profissional. Recomendo-a a todos! Toda a gente deveria experimentar trabalhar ou estudar no estrangeiro durante algum tempo, e a EURES oferece a oportunidade perfeita!»

 

Ligações úteis:

Viver e trabalhar em Malta

A EURES Malta no Facebook

 

Informações adicionais:

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Declaração de exoneração de responsabilidade: Nem a EURES nem a Comissão Europeia assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados.

12/03/2018

<< Voltar à lista de notícias
 
declaração de exoneração de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre tópicos e tendências atuais e a promover a discussão e o debate. O seu conteúdo reflete necessariamente a posição da Autoridade Europeia Do Trabalho (ELA) a da Comissão Europeia. Além disso, nem a EURES nem a ELA assumem qualquer tipo de responsabilidade relativamente aos sítios Web de terceiros acima mencionados